Header Ads

Cuidados com o excesso de atividade física em adolescentes



A prática de atividade física na adolescência é fundamental: contribui na socialização e no crescimento.  O exercício é um instrumento de saúde e não deve provocar danos. Quando sintomas anormais são repetitivos, requer avaliação clínica para entender o porquê: se o exercício está desproporcional ao estado biológico, se as condições estão contempladas (como temperatura do local), alimentação, hidratação.

Antes de iniciar a prática de qualquer exercício, deve-se realizar exames, como cardiológico e de pressão arterial, para identificar se há alguma impossibilidade. Ela chama atenção ainda para o desejo de atingir padrões de beleza e ultrapassar os limites:
O adolescente fica tão focado em ter o modelo de corpo malhado, magro, que vai se sobrecarregando, sem se preparar. Não se alimenta, não descansa. Isso pode gerar uma hipoglicemia e sobrecarga cardíaca, por exemplo. Se estiver tudo normal, provavelmente, é o estresse dela se cobrando.
É importante lembrar que ele ainda está na fase do estirão e, se desgasta demais, pode ter comprometimento metabólico, ósseo, muscular, lesionar articulações, como joelho, quadril — pontua ele.
Ainda como consequência, ele cita o chamado overtraining (excesso de treinamento, em português), em que a pessoa pode ficar doente com facilidade, sentir-se muito cansado e até passar a não ter resultados diante dos treinos.
Para evitar esses problemas, o ideal é montar uma planilha de treinos, adaptada ao perfil do jovem, que pode ser acompanhado pelos pais. Por isso é importante a orientação e acompanhamento de um profissional.
A receita para a prática saudável está ainda na escolha do exercício, que deve ser algo do qual o adolescente goste e se sinta bem.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Um comentário

Denilto Amorim disse...

Muito bom Dani, hj em dia muitos jovens estão preocupados com a aparência mais as vezes se esquecem da saúde, parabéns pela abordagem!!!