Novas
Loading...

Cinesiologia na Educação Física






O nome Cinesiologia vem do grego: kínesis = movimento logos = tratado, estudo.

A finalidade da Cinesiologia é compreender as forças que atuam sobre o corpo humano e manipular estas forças em procedimentos de tratamento, de modo que o desempenho humano possa ser melhorado e lesões adicionais possam ser prevenidas.

Ela tem como principal objetivo estudar o movimento humano em sua totalidade, especificando e especializando as estruturas que realizam os movimentos, tais como a musculatura, as estruturas ósseas, as articulações, os tecidos moles presentes nas articulações, as fáscias, tendões, ligamentos e demais estruturas que possam estar envolvidas com a execução do movimento em qualquer plano e eixo.

Curso online de Cinesiologia

Para evitar uso de termos diferentes nas descrições anatômicas optou-se por uma posição padrão chamada de Posição Anatômica ("Indivíduo em posição ereta (em pé, posição ortostática ou bípede), com a face voltada para frente, o olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos, aplicados ao tronco e com as palmas voltadas para frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente").



Na posição anatômica, o corpo é referenciado de acordo com três planos mutuamente ortogonais:
O Plano Sagital divide o corpo simetricamente em partes direita e esquerda. As ações articulares ocorrem em torno de um eixo horizontal ou transversal e incluem os movimentos de flexão e extensão.

O Plano Frontal ou Coronal divide o corpo em partes anterior (ventral) e posterior (dorsal). As ações articulares ocorrem em torno de um eixo anteroposterior (AP) e incluem a abdução e a adução.

O Plano Transversal ou Horizontal divide o corpo em partes superior (cranial) e inferior (caudal). As ações articulares ocorrem em torno de um eixo longitudinal ou vertical e incluem a rotação medial – lateral e pronação – supinação.

Os termos que descrevem os movimentos podem ser usados para várias articulações em todo o corpo, sendo que alguns termos são específicos para certas regiões, mas sempre respeitando a posição anatômica.

O conhecimento dessas terminologias proporciona um melhor entendimento entre os profissionais da área da saúde e ainda facilita a execução de um programa de atividades, uma vez que a nomenclatura cinesiológica é universal.

O curso online de Cinesiologia oferece ao profissional de Educação Física conhecimentos sobre a origem da cinesiologia, Planos e eixos, articulações, músculos, análise cinesiológica e muito mais.


Comente:

Espalhe no Google Plus

Sobre - Educação Físicaa

Professora de Educação Fisica, pós-graduada em Treinamento Desportivo e que tem atuação em Educação Fisica Escolar, Avaliação Fisica e Personal Trainer. Twitter: @educacaofisicaa
Postar um comentário