Header Ads

Saiba mais sobre o Judô






http://www.judoctj.com.br/wp-content/uploads/2011/12/flavio-canto-newaza-judo.jpg


Arte marcial criada no Japão em 1882, o judô – numa tradução direta – significa "caminho da suavidade".  A modalidade foi criada no Japão em 1882, pelo professor Jigoro Kano a partir das técnicas de jiu-jitsu adaptadas para evitar os golpes mais perigosos.
O objetivo original era a defesa pessoal, mas na competição o foco é outro: derrubar o adversário com as costas voltadas para o tatame, o local onde acontece as lutas. Outra forma de encerrar o combate é imobilizar o rival no solo por 20 segundos ou até o oponente desistir.
O golpe perfeito é computado como ippon, que, ao ser registrado pelos árbitros, dá a vitória ao judoca que o aplicou. Os golpes incompletos são pontuados como wazari, que representa meio ippon, ou como yuko, que seria metade do wazari.
Atualmente, o judô está dividido em sete categorias para homens e sete categorias para mulheres, de acordo com o peso dos judocas. No Rio 2016, as disputas ocorrerão na Arena Carioca 2, no Parque Olímpico da Barra, entre os dias 6 e 12 de agosto.
O judô estreou nas Olimpíadas nos Jogos de Tóquio 1964, no masculino, e em Barcelona 1992, no feminino. O Japão é o maior recordista de medalhas neste esporte, com 72 medalhas olímpicas, sendo 36 ouros. O Brasil já conquistou 19 medalhas nos tatames: três de ouro, três de prata e 13 de bronze.
O esporte é controlado internacionalmente pela Federação Internacional de Judô (FIJ), e, no país, pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

Você não pode perder:

Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
100 planos de aulas + 100 atividades de Educação Física Escolar
Drive Virtual de Educação Física

Tecnologia do Blogger.