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Como se preparar fisicamente para uma escalada






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Dependendo a escalada que é o seu objetivo, para poder suportar e superar tais limites, uma boa condição física será fundamental para que se possa realizar de forma confortável e manter reservas de força e energia em caso de emergência.

A avaliação médica e física com profissionais especializados, médico e professor de educação física, respectivamente, ajudam a conhecer o seu atual e real estado de saúde e preparo físico, além de identificar as suas maiores necessidades e fraquezas a serem corrigidas e potencializadas nas sessões de treinamentos. Com essa previa avaliação e diagnóstico, fica claro, como e quanto tempo será necessário no seu treinamento.

A orientação e o acompanhamento por um bom profissional da área de educação física, vai ajudar nesse preparação, pois muitas vezes o que funciona para um, não funcionará para o outro, devido às características e necessidades individuais.

Além do preparo físico, uma correta aclimatação será indispensável para que se obtenha sucesso na alta montanha. Estar condicionado não significa ter mais chance de sucesso na aclimatação.

Vale lembrar que atividades em alta montanha exigem dois atributos específicos do indivíduo na sua preparação, a física, como citada acima, e a mental, sendo num primeiro momento, desenvolvida juntamente com os treinamentos físicos, mas tendo o seu maior ganho quando vividos e superados os maiores desafios na montanha, como: desgastes físicos e psicológicos, ventos, baixas temperaturas e ar rarefeito.

Conhecer especificamente as características do roteiro da montanha escolhida, como por exemplo: o nível de preparação física necessária, quilometragem diária e total, altitude, inclinação e tipo de terreno (pedras, neve), peso da mochila com equipamentos e utilização de técnicas verticais , aproximação com a utilização de esqui e trenó, são essenciais na hora de planejar, selecionar os exercícios e atividades específicas na sua programação, melhorando a eficiência do treinamento.

O ideal seria o desenvolvimento dos treinamentos no próprio ambiente natural de montanha, praticando a escalada, carregando a mochila, caminhando em trilhas/neve, utilizando técnicas verticais e expondo o organismo a altitude. É claro que muitas vezes isso nao é possivel seja por causa do tempo ou oportunidade devido as nossas vidas e rotinas em pequenos ou grandes centros urbanos, existem outras formas de treinamento que se adequam à nossa realidade do dia a dia e que ajudam na melhoria e aperfeiçoamento da preparação física na alta montanha.

Treinamento em parques, academia, espaços públicos e até mesmo em casa/apartamento ajudam criar alternativas interessantes para o desenvolvimento do seu programa de treinamento.

Utilização de escadas, ladeiras e equipamentos como esteiras, elipticos, bicicletas ergométricas podem perfeitamente serem utilizados para o desenvolvimento ou aperfeiçoamento dos treinos cardiovasculares.

Com ajuda daqui


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