Header Ads

Fortalecimento muscular na prevenção e tratamento de lesões

http://www.auriverde.am.br/site/img/upload/noticias/cada-modalidade-esportiva-requer-um-preparo-fisico-especifico1314037052.jpg

Quantas vezes, na academia, você não se deparou com alunos que querem o fortalecimento muscular para o tratamento e prevenção de lesões. Em conjunto com o fisioterapeuta, é preciso treinar a musculatura de uma forma correta, para evitar, lógico, que novas lesões apareçam. Cada grupo muscular tem uma maneira de trabalhar que precisa ser respeitada para que  a intervenção seja efetiva. Alguns grupos musculares tem maior função de sustentação e assim permanecem contraídos o dia todo, com uma força leve. Outros são responsáveis por movimentos, e contraem-se de forma forte e rápida.

Os músculos que ficam imediatamente próximos a coluna vertebral ou do pé e que são responsáveis por manter o corpo ereto, ficam com uma contração (pequena) mantida por longos períodos. Por isso, exercitá-los da forma tradicional e exercer uma força com peso e movimentos rápidos, não é adequado. Exercícios leves e lentos, ou isométricos, vão preparar esse tipo de musculatura de uma forma melhor que exercícios de força.   É melhor realizar mais repetições com pouca carga do que várias repetições com carga alta.

Os músculos que estabilizam articulações como o ombro e quadril estão situados em camadas mais profundas, e para treiná-los exercícios isométricos com pouca carga também são a melhor opção.

Por outro lado, músculos que são usados para locomoção, carregar peso e são usados apenas quando precisa de força, como bíceps do braço e o tríceps da perna (panturrilha), e funcionam de forma mais explosiva, com contração forte e rápida, e se beneficiam de treinos com pesos mais altos.

Não é fácil balancear isso numa sessão de treinamento. Quando se vem de um processo de recuperação funcional, a atenção para a prática de cada movimento, seja com carga leve ou carga mais pesada deve ser uma das preocupações maiores do profissional de educação física. A execução do gesto motor é muito importante porque preserva a naturalidade da função muscular. E respeitar essa função muscular é o ponto de partida para evitar o aparecimento de novas lesões. 



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário