Header Ads

Isometria é grande aliada na hora de desenvolver e fortalecer a musculatura


A isometria tem sido inserida em muitos treinos como uma acompanhante perfeita para desenvolver e fortalecer a musculatura. A técnica consiste em usar os músculos do corpo contra um objeto imóvel ou manter o corpo em uma posição fixa por um determinado tempo. Neste treinamento estático, como também é conhecido, ocorre a ação muscular, mas nenhuma alteração no comprimento total do músculo, ou seja, você faz força, mas continua parado.

exercício de isometria eu atleta (Foto: Gustavo Luz)

A isometria é mais um recurso para o treinamento de força, para a musculação. Você pode fazer séries de isometria isoladamente ou junto com seus exercícios dinâmicos. Para a maioria de nós, essa combinação de isometria com exercícios dinâmicos traz maiores benefícios, deixa os treinos mais exigentes e talvez até queime mais calorias. E, em algumas situações, imediatamente após e por uma ou duas horas depois das séries isométricas mais puxadas, o músculo exercitado sofre um notável aumento de calibre.

Sem lesões

exercício de isometria eu atleta (Foto: Gustavo Luz)

Apesar de o método não ser novo, ele tem se destacado por ser um exercício menos perigoso para as articulações. A contração muscular sem a realização de movimento evita que as articulações sejam forçadas, o que, além de diminuir a sobrecarga articular, ainda desenvolve a resistência dos ligamentos e tendões, resultando assim no aumento da flexibilidade. Esses fatores tornam a isometria benéfica não somente para quem quer evitar lesões, mas também para quem está se recuperando.

Assim como outros exercícios de força, os exercícios isométricos podem ser uma opção interessante quando você se machuca. Imagine que você machucou o joelho, por exemplo. Antes de voltar às passadas, talvez você precise de um período de esforço mais suave, e esses exercícios entram aí, fazendo movimentos de menor amplitude ou de isometria em algum ponto da amplitude articular. Este primeiro passo mais cuidadoso pode potencializar a recuperação.

No mundo esportivo

Outro grande benefício é a melhora da coordenação dos movimentos e o aumento da capacidade de equilíbrio, o que é muito válido no caso de esportistas. Mas vale ressaltar que nestes casos a isometria não é válida como único exercício. É aliada a outras atividades que o treinamento estático é potencializado.

exercício de isometria eu atleta (Foto: Gustavo Luz)

O trabalho isométrico, aliado ao trabalho com movimento aparente pode fazer com que o atleta fique mais resistente a lesões, ou tenha uma certa potência muscular em um determinado ângulo do movimento. Mas não dá pra quantificar o quanto esses exercícios isométricos específicos ajudam os jogadores na hora do drible, por exemplo. A musculação é um conjunto de coisas, é pouco provável achar alguém que treine apenas isometria, a maioria das pessoas que fazem esses exercícios (desportistas ou não) os aliam aos exercícios de força com movimento. E esse conjunto, pode trazer muitos benefícios..

tipos de isometria

Mosaico - eu atleta exercicios (Foto: Getty Images)
E
xistem dois tipos de exercícios isométricos:

* Resistindo a uma carga: utiliza-se menos de 100% do seu total de força, como a manutenção de um halter leve, por exemplo, em determinado ponto da amplitude de movimento de um exercício.

* Superando uma carga: utiliza-se 100% do seu total de força para realizar um movimento contra um objeto imóvel, mesmo sabendo que ele não vai se mexer.

exercício de isometria eu atleta (Foto: Gustavo Luz)

Nos dois casos, não é preciso se movimentar, o resultado virá da força que se faz para manter o corpo na posição por um determinado período de tempo.

- O tempo de contração, juntamente com a carga empregada são as variáveis que criam a dificuldade desses exercícios. Talvez a melhor escolha para os iniciantes sejam os exercícios mais simples e com 10 a 15 segundos de contração isométrica divididos em duas ou três repetições. É claro que, dependendo do seu objetivo, você pode aumentar o tempo de contração isométrica e quantas vezes vai realizá-la por treino. Como qualquer atividade física, a chave é progredir aos poucos – orienta Gustavo.

Na prática

Mosaico - eu atleta exercicios (Foto: Getty Images)

A isometria reúne um grupo extenso de exercícios, mas uns dos pontos positivos desta prática é que muitas posições podem ser praticada em qualquer lugar e só necessitam do peso do próprio corpo. Neste último caso, porém, deve-se aumentar a duração de cada posição.

Além do tempo de duração de cada ação, é preciso atenção para o ângulo da articulação quando a ação é feita. Independente do seu treinamento, não descuide da postura e do alinhamento do corpo.

Por




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

4 comentários

Anônimo disse...

Uma dúvida: Na musculação, a isometria ajuda no ganho de massa muscular ou só no ganho de força?

Anônimo disse...

Só no ganha de força pura,
para hipertrofia é preciso alongar e contrair o músculo em um número de repetiçoes, no caso que seu professor irá passar.

Anônimo disse...

Então só isometria nunca hipertrofia? tem q ser juntamente com as séries de movimento, tipo 10 agachamentos, e a cada intervalo segurar na parede isométricamente agachado, ela pode ajudar a trazer o aumento do músculo?

Anônimo disse...

Então só isometria nunca hipertrofia? tem q ser juntamente com as séries de movimento, tipo 10 agachamentos, e a cada intervalo segurar na parede isométricamente agachado, ela pode ajudar a trazer o aumento do músculo?