Header Ads

Matroginástica: exercício físico e família lado a lado






http://matroginasticaufpe.files.wordpress.com/2011/09/8.jpg

O conceito de matroginástica foi popularizado nos anos 1970 pelo professor alemão Helmut Shulz. Ele valorizava a atividade física entre pais e filhos em nome de uma melhor saúde física e piscológica das crianças. Shulz desembarcou no Brasil em 1975 para ministrar palestras e, assim, a prática se difundiu no país. Curiosamente, no mesmo período, o regime militar tentou implantar um programa com princípios muito próximos ao da matroginástica — o Esporte para Todos.

A prática de esportes entre pais e filhos é um momento a mais de interação da família e promove benefícios físicos e sociais. Esse conjunto de atividades física, que recebe o nome de matroginástica, visa estreitar esses laços.

OBJETIVOS

1 - Favorecer a adaptação da criança ao meio ambiente com a ajuda da mãe e/ou outros membros da família nos exercícios, contribuindo para o seu desenvolvimento psicomotor.
2 - Possibilita maior relacionamento entre os membros da família por meio do movimento físico.
3 - Dar oportunidade aos membros da família de se formarem elementos ativos dentro do programa de Educação Física e simultaneamente da escola.

LOCAIS

 O lado bom desse tipo de atividade é que pode ser praticado em qualquer local, tanto externo, quanto interno e qualquer tipo de equipamento pode se transformar em material pedagógico.


A matroginástica elimina o sedentarismo e melhora a relação familiar — coisa que a academia não necessariamente proporciona.  Pode ser feita com pais e filhos de diferentes idades e podem ser utlizadas diferentes modalidades.

Experimente fazer na escola, clube, escolinha desportiva ou academia!


Você não pode perder:

Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
100 planos de aulas + 100 atividades de Educação Física Escolar
Drive Virtual de Educação Física

Tecnologia do Blogger.