Header Ads

Matroginástica: exercício físico e família lado a lado

http://matroginasticaufpe.files.wordpress.com/2011/09/8.jpg

O conceito de matroginástica foi popularizado nos anos 1970 pelo professor alemão Helmut Shulz. Ele valorizava a atividade física entre pais e filhos em nome de uma melhor saúde física e piscológica das crianças. Shulz desembarcou no Brasil em 1975 para ministrar palestras e, assim, a prática se difundiu no país. Curiosamente, no mesmo período, o regime militar tentou implantar um programa com princípios muito próximos ao da matroginástica — o Esporte para Todos.

A prática de esportes entre pais e filhos é um momento a mais de interação da família e promove benefícios físicos e sociais. Esse conjunto de atividades física, que recebe o nome de matroginástica, visa estreitar esses laços.

OBJETIVOS

1 - Favorecer a adaptação da criança ao meio ambiente com a ajuda da mãe e/ou outros membros da família nos exercícios, contribuindo para o seu desenvolvimento psicomotor.
2 - Possibilita maior relacionamento entre os membros da família por meio do movimento físico.
3 - Dar oportunidade aos membros da família de se formarem elementos ativos dentro do programa de Educação Física e simultaneamente da escola.

LOCAIS

 O lado bom desse tipo de atividade é que pode ser praticado em qualquer local, tanto externo, quanto interno e qualquer tipo de equipamento pode se transformar em material pedagógico.


A matroginástica elimina o sedentarismo e melhora a relação familiar — coisa que a academia não necessariamente proporciona.  Pode ser feita com pais e filhos de diferentes idades e podem ser utlizadas diferentes modalidades.

Experimente fazer na escola, clube, escolinha desportiva ou academia!



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .