Header Ads

Exercícios auxiliando na recuperação da cirurgia bariátrica

Dieta seca-barriga: – 5 centímetros de cintura em um mês | BOA FORMA

 Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o número de cirurgias bariátricas no Brasil passou de 16.000, em 2003, para 60.000, em 2010. Com a popularização da cirurgia como método de emagrecimento, os cuidados posteriores a ela se tornaram cada vez mais importantes. Um dos principais motivos é a debilitação física consequente à mudança da anatomia.

Nos primeiros três meses após a cirurgia ocorre perda de peso de forma rápida, o que pode ocasionar algumas debilidades se o paciente não for corretamente suplementado com vitaminas, minerais e proteínas.

Além disso, um programa adequado de atividades físicas também é fundamental para que não haja perda da massa magra. Em adição, estudos recentes vêm demonstrando que a atividade física pode otimizar a perda de peso após a cirurgia bariátrica. Um deles, realizado na Monash University, na Austrália, revisou outros 15 estudos que falavam sobre o assunto. Os pesquisadores chegaram à conclusão que o exercício físico estava associado com uma perda de peso maior - em média de 3,6 Kg - após a cirurgia de redução do estômago em comparação com o sedentarismo.

Para quem vai se submeter à cirurgia bariátrica, preparamos um guia com as atividades que você deve iniciar ainda no hospital até as mais avançadas, no momento em que a reabilitação se transforma em um estilo de vida mais saudável. Siga, emagreça e de quebra melhore a sua aptidão física.

Exercícios circulatórios

As atividades de estímulo à circulação são importantes desde o momento da cirurgia, com o uso de meias apropriadas e compressores intermitentes de membros inferiores. As técnicas que podem ajudar é a movimentação dos pés e mãos e a caminhada, logo que possível. A mobilização precoce é uma importante aliada na melhora da circulação - trombose e embolia pulmonar são complicações graves que podem e devem ser evitadas.

Exercícios respiratório

O candidato à cirurgia bariátrica deve iniciar os exercícios respiratórios antes mesmo da cirurgia. No pós-operatório ele continua fazendo os exercícios no hospital, junto com o fisioterapeuta. É a chamada cinesioterapia respiratória. Eles são feitos com padrão respiratório e exercícios que envolvam os membros superiores e até aparelhos que estimulem a respiração profunda. Tudo isso melhora a expansão pulmonar, o padrão respiratório e a troca gasosa, evitando complicações respiratórias.

Até 30 dias depois da cirurgia as chances dessas complicações, como pneumonias, são maiores. Isso porque a alteração dos volumes e capacidades respiratórias normalmente volta ao normal cerca de 30 dias após a cirurgia.

Caminhadas leves

Depois de duas a três horas da chegada do paciente no quarto ele já deve começar as caminhadas. Ele deve sentar na beira do leito - com acompanhamento - e pode caminhar se os sinais vitais estiveram normais (frequência cardíaca, pressão arterial, pressão arterial, saturação de oxigênio e frequência respiratória). Essa mobilização precoce ajuda a diminuir a dor abdominal, pois aumenta o peristaltismo, mobilizando os gases que são injetados durante a cirurgia e melhorando a função intestinal. A caminhada deve ser feita de uma em uma hora.

Adotando um estilo de vida mais ativo

 Depois que começa a andar e fazer exercícios com acompanhamento do fisioterapeuta, o paciente segue se exercitando. Com cerca de 30 dias de pós-operatório, é feita a passagem da reabilitação para um modo de vida mais ativo. É feito o contato do fisioterapeuta com o educador físico para continuar o combate a perda de massa muscular e as consequentes flacidez, fraqueza e alterações posturais.

Na academia

Essa é a hora de uma avaliação: se não houver contraindicações, o paciente já pode ir para a academia e fazer um treino misto, que inclua musculação e exercícios aeróbicos. A musculação, ou outro exercício que fortaleça a musculatura, é fundamental, pois previne a perda excessiva de massa muscular que pode acontecer em casos de emagrecimento acelerado. Além disso, essa atividade pode ajudar até a reduzir o excesso de pele e flacidez. No entanto, essa vantagem depende do biótipo individual e pode não acontecer. Vale uma conversa com a equipe multidisciplinar para definir as possíveis expectativas e o direcionamento do treino.

A fisioterapeuta enfatiza ainda a importância do acompanhamento nutricional e da suplementação alimentar. Sem a suplementação, o corpo não terá o 'material' necessário para a construção dos músculos.

Atenção: o exercício abdominal pode causar aumento da pressão abdominal, por isso, muitas equipes médicas só o recomendam após 60 dias da cirurgia.

Conseguindo consciência corporal e boa postura

Uma mudança corporal, como o emagrecimento, também muda a postura, o centro de gravidade e a consciência corporal. Depois de mais ou menos um mês da cirurgia, o paciente já pode começar a fazer fisioterapia, RPG ou pilates, recomenda a fisioterapeuta Juliana. No primeiro mês haverá uma perda de peso muito pronunciada: a cada quilo que o paciente emagrece ele vai ter uma alteração do centro da gravidade, da postura e da consciência corporal. Por isso, é interessante esperar um mês de emagrecimento para começar a fazer essa adaptação.

Ajuste do treino

Essa avaliação deve ser feita em conjunto pelo fisioterapeuta e pelo nutricionista. A bioimpedância é um exame capaz de detectar as quantidades de massa muscular, de água e gordura no corpo. Esses dois profissionais, ao lançarem mão desse exame, podem avaliar que tipo de matéria orgânica o paciente está perdendo e adaptar a alimentação, a suplementação e o treino para corrigir perdas de músculos, por exemplo.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .