Header Ads

A importância do estágio na Educação Física


Quando eu entrei na faculdade de Educação Física, sabia exatamente o qu eu queria ser: técnica em esportes, de preferência de voleibol. Como muito, tinha em mente meu obejtivo profissional, logo escolher a minha área de atuação e estágios compatíveis com essa área facilitou o meu "caminho" dentro da faculdade.  O ganho de experiência e poder colocar em prática todos o aprendizado que foram passados durante o período na faculdade facilitou a minha vida profissional, sem duvidas.

A aprendizagem é um processo de reconstrução da experiência que o aluno faz ao descobrir o significado que essa tem para ele próprio e também para seus colegas. Por isso, temos que estar atentos ao mundo do educando e para o fato de que o interesse e a curiosidade espontânea do aluno não motivarão e direcionarão por si próprios a sua capacidade de aprender. Há necessidade, além das atividades curriculares, programações bem pensadas que incluam o jogo, o lazer, a dança, a arte, a cultural nacional.

A prática de ensino, o tão famoso estágio, é responsável por situações de aprendizado de grande valor e a qualidade desta prática de ensino é resultado de um conjunto de fatores e deveres que dizem respeito aos diversos agentes deste processo educacional.

Deste modo, todos possuem responsabilidades importantes que não podem ser ignoradas. Quando cada um cumpre suas funções de forma integrada com os deveres das outras partes, produzindo, assim, um ambiente equilibrado e propício a grandes avanços pedagógicos.

Porém, é muito comum ver alunos na faculdade de Educação Física que ao ingressarem no curso escolhem como opção a licenciatura mesmo sem saber ao certo o que isto significa, por exemplo. Muitos, portanto, visam trabalhar no ramo do fitness, academias, clubes, treinamento de atletas etc e vêem a escola como uma opção complementar. 

Se há duvidas sobre qual a melhor área a seguir, faça estágio em várias áreas. Somente a prática diária, junto com "base" que a faculdade lhe dá trará segurança e o melhor caminho a seguir.

Boa sorte!



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .