Header Ads

Exercício de curta duração pode ser usado como tratamento para TDAH e autismo


Exercícios físicos de pouca duração melhoram autocontrole e podem ajudar no tratamento de TDAH e autismo

Exercícios físicos de pouca duração melhoram autocontrole e podem ajudar no tratamento de TDAH e autismo

Exercícios físicos de pouca duração podem ajudar a melhorar o autocontrole, de acordo com pesquisadores da VU University Amsterdam, na Holanda.

Os dados mostram que a 'explosão' dos exercícios aumenta o fluxo de sangue e oxigênio para o córtex pré-frontal do cérebro, que desempenha papel vital na concentração e aprendizagem.

A equipe sugere que a estratégia pode ser usada como um tratamento útil para condições como o autismo e TDAH (transtorno de déficit de atenção com hiperatividade).

"Estes efeitos positivos do exercício físico na inibição / interferência de controle são encorajadores e altamente relevantes, dada a importância do controle inibitório e controle de interferência na vida diária. A inibição é essencial para a regulação do comportamento e emoções em ambientes sociais, acadêmicos e esportivos", afirmam os pesquisadores.

A equipe acrescentou que a atividade física também pode ajudar a retardar os estragos da doença de Alzheimer.

"Dada a tendência para um estilo de vida mais sedentário, o envelhecimento no mundo inteiro e aumento da prevalência de demência, os resultados ressaltam a importância de se envolver em atividade física na população em geral", destacam os pesquisadores.

Os cientistas analisaram 19 estudos publicados até abril de 2012, que analisaram o impacto de exercícios de curta duração na função cerebral em 586 participantes com idade de seis a 35 anos de idade.

Eles descobriram que 12 desses estudos analisaram autocontrole e todos apresentaram melhores níveis em todas as faixas etárias.

A pesquisa foi publicada no British Medical Journal.




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .