Header Ads

Síndrome de Adaptação Geral




O Stress ou Síndrome de Adaptação Geral (SAG) é a reação do organismo aos estímulos que provocam adaptações ou danos ao mesmo, sendo que esses estímulos são denominados agentes estressores ou estressantes.

Ela caminha junto com o princípio da Adaptação, no Treinamento Desportivo. A adaptação é a lei mais universal e importante da vida. Adaptações biológicas apresentam-se como mudanças funcionais e estruturais em quase todos os sistemas. Sob "adaptações biológicas no esporte", entendem-se as alterações dos órgãos e sistemas funcionais, que aparecem em decorrência das atividades psicofísicas e esportivas

A síndrome de adaptação geral (SAG) é dividida em três fases, até que o agente estressante na sua ação atinja o limite da capacidade fisiológica de compensação do organismo:

1ª Fase: Reação de alarme: os mecanismos auxiliares são mobilizados para manter ávida, a fim de que a reação não se dissemine. É caracterizada pelo desconforto, e está dividida em duas partes choque e contrachoque: "sendo o choque a resposta inicial do organismo a estímulos aos quais não está adaptado, provocando a diminuição da pressão sanguínea, enquanto o contrachoque ocasiona uma inversão de situação, isto é, ocorre um aumento da pressão sanguínea

 2ª Fase: Fase da resistência (adaptação): a qual é obtida pelo desenvolvimento adequado dos canais específicos de defesa, sendo esta etapa caracterizada pela dor e pela ação do organismo resistindo ao agente stressante inicial, sendo a fase que realmente mais interessa ao treinamento desportivo.

3ª Fase: Fase da exaustão:  é aquela em que as reações se disseminam, em conseqüência da saturação dos canais apropriados de defesa, apresentando como característica a presença do colapso, podendo chegar até a morte.

Há 3 tipos de stress, de acordo com a origem dos estímulos estressantes, que são eles: o stress físico, o stress bioquímico e, o stressmental. importante a utilização correta do princípio de adaptação,  De acordo com Tubino, é importante a utilização correta do princípio de adaptação, 

É importante a utilização correta do princípio de adaptação, com cuidado na aplicação das cargas de treinamento, agentes stressantes. Mas não só de modo pragmático devemos enxergar o Princípio da Adaptação. Em termos de treinamento, o critério adaptação pode ser estendido a vários outros fatores além do treinamento fisiológico propriamente dito.

Um bom exemplo são as capacidades de adaptações emocionais, ambientais, entre outras, além da comum capacidade do treinador ou professor se adaptar, às vezes com um "jeitinho brasileiro", às péssimas condições de trabalho ou dificuldades encontradas em condições sociais desfavorecidas.

O treinador ou professor deve ter em mente que é preciso se adaptar à atitude de adaptação, uma atitude consciente e crítica, pois, com a velocidade da dinâmica das mudanças hodiernas e a possível e quase certa aceleração que deve vir adiante em tempos futuros, a capacidade de adaptação será cada vez mais necessária e requisitada.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário