Header Ads

6 exercícios respiratórios que melhoram a saúde do pulmão




Além dos exercícios aeróbios e contínuos, há vários tipos de exercícios específicos que podem ser feitos para um trabalho maior da musculatura respiratória.

Ao fazer exercícios, o coração e os pulmões se ativam. Os pulmões oxigenam o corpo, proporcionam energia e eliminam o dióxido de carbono. Por outro lado, o coração se encarrega de bombear o oxigênio para os músculos envolvidos no exercício. É assim que o organismo se purifica e se mantém cheio de energia.

Contudo, há, pelo menos, 6 tipos de exercícios específicos que podem ser feitos para a musculatura que envolve o pulmão e consequentemente melhorar a saúde pulmonar.

1. Respiração diafragmática

A respiração diafragmática ajuda a aumentar a amplitude da sua caixa torácica. Para executar o exercício, sente e feche os olhos, com as mãos no abdômen, inspire lentamente e profundamente pelo nariz, expandindo todo o abdômen. Após a inspiração, segure o ar por dois segundos e expire lentamente.

2. Inspiração profunda

Na inspiração profunda o objetivo principal é melhorar a amplitude ventilatória. Para realizar esse exercício, inspire o máximo possível erguendo os braços para cima. Ao finalizar a inspiração, segure por cinco segundos, após desça os braços realizando a exploração do ar pela boca.

3. Inspiração fracionada

Esse tipo de exercício visa estimular o aumento de volume dos pulmões, ou seja, ele possibilita ampliar a elasticidade do tecido pulmonar. Para isso, você deve realizar inspirações nasais curtas e de forma sucessiva, com uma pausa de dois segundos após cada inspiração, até atingir o volume máximo de ar nos pulmões. Após realizar a inspiração completa fracionada, expire todo o ar de uma única vez.


4. Respiração abreviada

A respiração abreviada compreende o aumento do volume de ar inspirado e a estimulação de partes do pulmão que estejam subutilizadas. Para executar a técnica, basta realizar uma única inspiração profunda. Após a inspiração, solte apenas um pouco de ar e inspire mais um pouco. Repita o processo por quatro vezes e, em seguida, expire completamente. Realize o exercício sentado.

5. Inspiração sustentada máxima

Esse tipo de exercício aumenta o volume e a capacidade pulmonar, fortalece a musculatura respiratória, além de proporcionar maior controle da ventilação. O exercício consiste em realizar uma inspiração profunda até atingir a capacidade respiratória que você conseguir e logo após dê uma pausa inspiratória de três segundos. Depois, expire o ar pela boca. Este método é contraindicado para pessoas com problemas obstrutivos graves.

6. Respiração das narinas alternadas

A respiração das narinas alternadas visa estimular o relaxamento do corpo. Para realizar a técnica, em um ambiente calmo, coloque os dedos indicador e médio da mão direita no centro da testa, soltando o ar por completo. Depois, sem mover o indicador, posicione seus dedos anelar e mindinho na narina esquerda, enquanto o polegar ficará posicionado na narina direita. Após, use os dedos anelar e mínimo para abrir e fechar a narina esquerda. O polegar será usado para a narina direita. Cada vez que você inspirar e expirar pelas duas narinas, um ciclo se completa, que deve ser repetido 10 vezes.

Os pulmões podem ser acometidos por uma série de doenças respiratórias, como Covid-19, pneumonia, asma, bronquite, tuberculose, além de câncer de pulmão. Na maioria dos casos, os fatores de risco para o aparecimento de patologias do sistema respiratório são o cigarro e a poluição. Porém, nem mesmo essas doenças devem evitar do uso desses exercício.

Estimule as pessoas a exercitarem a musculatura pulmonar com exercícios respiratórios.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário