Header Ads

Benefícios e modalidades das Danças nas Academias





Não há como negar o crescimento das aulas de danças nas academias em todo o país. Além de ser uma atividade divertida, é um excelente exercício cardiovascular.

1. Excelente exercício cardio

Além das vantagens associadas a qualquer atividade que exige fôlego, a dança tem benefícios que poucos exercícios proporcionam: ela ativa diversos componentes da aptidão. Resistência para coração e pulmões, força muscular, flexibilidade, composição corporal – mexeu o esqueleto, mexeu também com cada uma dessas peças do bem-estar.

Uma atividade como a corrida na esteira pode fazer você perder peso da mesma maneira, é verdade. Mas a dança requer outras habilidades, que você vai aprimorando à medida que pratica. Estamos falando de equilíbrio, agilidade, coordenação e potência.

2. Melhora a agilidade, ritmo e percepção espacial

Acompanhar as batidas da música exige uma atençãozinha aos gestos e ao espaço que você está ocupando. Não é só o corpo trabalhando, mas o cérebro também. Miriane Bittar, coordenadora de ginástica da Smart Fit, explica: "Dançar uma excelente forma de expressão, que ajuda a desenvolver a coordenação do movimento e a percepção espacial".

3. Fortalecimento dos músculos

Dançar é especialmente benéfico para os músculos das pernas e do bumbum. Também trabalha os quadris, a parte inferior das costas e o abdômen. Algumas modalidades podem exigir ainda mais de braços e ombros. Ufa! Com mais tônus muscular e flexibilidade, seu corpo agradece o alívio da dor nas costas.

4. Perda de peso e manutenção da forma física

A dança é um exercício aeróbico vigoroso o suficiente para fazer você queimar calorias e emagrecer, se esse for o seu objetivo. Para perder peso, é necessário manter a regularidade, ok? Ah, e a modalidade faz diferença: dançar em ritmo lento não torra tantas calorias quando uma coreografia de axé, por exemplo.

Curiosidade: uma aula de FitDance ou de Zumba na Smart Fit queima até 300 calorias por sessão, dependendo da intensidade.

5. Melhora da saúde do cérebro

Os hábitos de  vida saudáveis (como dormir bem) são capazes de manter a saúde do cérebro em dia. Mas, de acordo com um estudo, a dança também tem esse poder. As descobertas, publicadas no periódico internacional New England Journal of Medicine, sugerem que a dança está associada a uma redução de 76% no risco de demência – quase tanto quanto jogar jogos de tabuleiro ou tocar um instrumento musical.

Outras atividades físicas, como andar de bicicleta, caminhar ou fazer trabalhos domésticos, não apresentaram a mesma relação.

Agora que já sabemos os benefícios, vamos às atividades mais praticadas nas academias.

1- Zumba: aula que trabalha com músicas latinas, como salsa, merengue, reggaeton, etc.

2- FitDance: aula de ritmos brasileiros, como funk, sertanejo e axé. A coreografia é montada e colocada pelos coreógrafos em sites de vídeo, como o Youtube.

3- BODYJAM: programa da Les Mills – empresa de fitness. Criado na Nova Zelândia e conhecido no mundo inteiro, utiliza músicas de baladas eletrônicas e hip hop.

4- SH´BAM: programa da Les Mills. Criado na Nova Zelândia, mistura ritmos internacionais – como pop, hip hop, latino e eletrônico – com diferentes tipos de coreografia – jazz, street dance, salsa, merengue, house dance, etc.

5- Ritmos: aula que agrupa todos os estilos de música.

Depois de falar dos benefícios e das principais modalidades, é praticamente impossível ignorar essa atividade na academia. Use eause da dança e faça o seu momento de exercícios físicos mais divertido.

Até a próxima.




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário