Header Ads

Como adultos podem aprender a nadar




Assim como andar de bicicleta, a natação vai além da prática de um exercício físico ou da participação em competições. A atividade é divertida e pode ser realizada em diferentes ambientes, trazendo benefícios, como a melhora da respiração e o desenvolvimento dos músculos.

Apesar de, muitas vezes, ser ensinada durante a infância, não há idade limite para o início da natação. Todo mundo tem a capacidade de aprender uma nova habilidade motora, mas vale lembrar que existem fases em que elas devem ser mais exploradas que na infância.

Seja um esporte ou uma língua estrangeira, a infância é o melhor momento para aprender uma nova atividade, já que é criada uma base para futuras ligações neurais nessa época. Dessa forma, ao ensinar algo para uma pessoa adulta, é preciso entender as diferentes necessidades e limitações de cada idade.

Embora haja diferenças no tempo de aprendizado entre adultos e crianças em relação à natação, para adultos ativos, que foram estimulados na infância a praticar exercícios e a explorar suas habilidades motoras, aprender a nadar não é algo que trará grandes dificuldades.

Porém, para aqueles que não foram estimulados na infância e até mesmo nunca fizeram natação, o entendimento daquele novo movimento pode demorar um pouco mais. Entretanto, nada como um dia após o outro para aprender a nova habilidade

Benefícios da natação

A atividade proporciona uma série de benefícios para a saúde, como:

Ganho de força;
Melhora da coordenação motora;
Ganho de condicionamento cardiovascular;
Melhora da respiração;
Auxílio no processo de emagrecimento.

Como começar a nadar?

O primeiro passo é encontrar alguém de confiança, preferencialmente uma escola especializada em natação. Antes de pular na água, é preciso entender os riscos da atividade e executar uma série de alongamentos corporais.

A piscina costuma ser o local mais indicado para aulas de natação, mas não exclui alguns cuidados necessários. O cloro, presente na água, pode prejudicar a saúde dos olhos e dos cabelos. Por isso, o uso de óculos e de touca é recomendado, além de lavar bem o corpo ao sair da piscina.

Seguir as instruções, praticar e entender os próprios limites são pontos essenciais para que adultos consigam aprender a nadar. É preciso ter em mente que erros podem ser cometidos e que cada um possui ritmos diferentes para adquirir um novo conhecimento.

O adulto que quer aprender a nadar não deve ter medo pois as fases de aprendizagem mais difíceis passam, todo mundo começa de um ponto de partida. O mais importante é a constância para chegar ao objetivo final, que será aprender a nadar


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário