Header Ads

Capacidade coordenativa no Basquetebol + atividades




O desenvolvimento das capacidades coordenativas em jogos de esportes coletivos é muito importante. Através deles, demos aos nossos alunos uma maior variedade de movimentos, que é muito importante no melhor aprendizado do gesto motor.

Acredito que o Basquete é uma das quatro mais praticadas nas aulas de educação física escolar no país. Então, vamos a alguns exemplos de atividades de ensino que podem ajudar a coordenação de movimentos:

Dançar com bolas conforme a música;
Balançar-se num banco sueco, lançar e pegar uma bola;
Jogo da sombra com o colega quicando uma bola;
Balançar-se num banco sueco e conduzir uma bola;
Circundução simultânea dos braços ou em sentido contrário;
Lançar uma bola para cima e pegá-la após um giro completo sobre o eixo longitudinal;
Andar paralelo a uma linha reta e simultaneamente cruzar os braços, abrir e fechar pernas e pés.

As capacidades coordenativas também podem ser desenvolvidas através de atividades. Vamos a algumas: 

BOLA QUENTE:

Objetivo: Desenvolver a coordenação e a destreza do aluno durante a execução desta atividade.

Organização Inicial: Dividir os alunos em grupos de iguais números de participantes com 01 bola em cada grupo.

O professor colocará os alunos na quadra e os disporá em forma circular em equipes. Depois, escolherá um jogador, como lançador, que ficará no centro de cada circulo.

Os alunos começam a brincadeira girando o circulo e o lançador irá jogando a bola a cada jogador, enquanto correm, e estes devem devolve-la aos lançador.

Considerando-se vencedora aquela equipe que, conseguir fazer em menos tempos um trajeto estipulado pelo professor.

RAPOSA E ESQUILO:

Objetivo: Desenvolver a agilidade e coordenação do aluno durante a execução desta atividade.

Organização Inicial: O professor organiza os alunos pela quadra, colocando-os em forma circular. Utiliza-se para esta atividade 02 bolas ou mais.

O jogo consiste em circular a 1º bola através dos companheiros, onde o companheiro passará a bola para o seu colega da direita e assim sucessivamente; Quando a bola estiver percorrido cinco voltas, o professor colocará a 2º bola, que terá que alcançar a 1º bola enquanto esta se locomove. A 1º bola é o esquilo e a 2º é a raposa que perseguirá o esquilo.

Poderá ser colocada varias bolas perseguidoras em movimento.

MOSCA TONTA:

Objetivo: Coordenação viso – manual (controle e precisão no lançamento), hábitos de arremessar e receber a bola, agilidade, força e cortesia.

Organização Inicial: O professor deverá colocar os alunos em um circulo e escolher um dos jogadores para ficar no interior do circulo como o "mosca tonta". Utilizar uma bola.

Ao sinal de iniciar, o jogador que tem a posse da bola, lança-a a outro a sua frente, fazendo que ela cruze o centro da roda. O que está no centro da roda tenta apoderar-se dela, saltando, correndo de um lado para o outro, sem tocar o jogador que está com bola. Se o jogador que esta no centro, conseguir pegá-la, trocará de lugar com o que arremessou e este vai para o centro e será a "mosca tonta".

CHAMADA DA RODA:

Objetivo: Desenvolver a habilidade de lançar a bola para o alto e pegá-la, cooperação, cortesia, rapidez (velocidade) de reação e honestidade.

Organização Inicial: O professor deverá disponibilizar os alunos em forma de circulo numerando-os e um no centro do circulo. Utilizando uma bola leve.

O aluno que estiver ao centro com a bola na mão, chama m numero e lança a bola para o alto. O Jogador chamado deverá apanhar vindo do alto sem tocar o chão. Se não conseguir apanhar a bola ira para o centro do circulo e fará a chamada de um próximo numero.

BOBINHO DUPLO:

Objetivo: Desenvolver a agilidade e a concentração.

Organização Inicial: Dividir a turma em dois círculos com números iguais de participantes, um em cada lado da quadra, não muito próximos. O número (1) um de um círculo corresponderá ao número (1) um do outro e assim sucessivamente. Utilizará duas bolas.

Cada circulo terá uma bola que os alunos passarão entre si. Quando o Professor anunciar um numero, como por exemplo , numero (3) três, os alunos de cada circulo cujo os números foram anunciados deverão deixar seu circulo e tentar pegar a bola do circulo vizinho. O aluno que conseguir pegar a bola primeiro marca um ponto para a sua equipe. A atividade continua até que todos os números forem anunciados.

ACERTA O ALVO:

Objetivo: Arremesso e pontaria.

Organização Inicial: Varias bolas de meia e um anteparo com um orifício no centro. O anteparo dever ser colocado a uma distância de mais ou menos três metros do grupo.

Os alunos de posse das bolas de meia, deverão arremessa-las, tentando atingir o orifício. Cada aluno que conseguir atingir o orifício com a bola marcará cinco pontos para o seu grupo.

Para finalizar, vou te indicar um ebook que te ensinará a ter uma performance excelente no ensino do Basquete Educacional, em Escolas e Escolinhas. Conheça o Ebook Trabalhe com Basquete Educacional. Você aprenderá a trabalhar com Basquete mesmo que nunca tenha lidado com o assunto. Clique aqui e saiba mais sobre o Ebook Trabalhe com Basquete Educacional!


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário