Header Ads

Por que a Vitamina C é uma aliada nos exercícios físicos?




Praticantes de atividades físicas precisam consumir mais calorias e demandam por maiores quantidades de proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais.

A vitamina C (ácido ascórbico) pertence ao grupo classificado como hidrossolúveis, ou seja, solúveis em água. Não é produzida pelo corpo humano, por isso deve estar presente nos alimentos ingeridos. O ácido ascórbico é essencial, porque não é possível sintetizá-­la ou armazená-­la.

Ela pode ser encontrada nos alimentos, principalmente nos cítricos. As principais fontes são:

Frutas, geralmente cítricas: abacaxi, acerola, goiaba, laranja, limão, tangerina, kiwi, caju e morangos.

Legumes e verduras: pimentão, rúcula, alho, cebola, repolho, espinafre, tomate, brotos de verduras, agrião e alface.

Uma das principais funções da vitamina C é a hidroxilação dos aminoácidos prolina e lisina para formar o colágeno, vital para o crescimento e manutenção dos ossos, dentes, gengivas, articulações, ligamentos, tendões e vasos sanguíneos, assim como para "soldar" fraturas e cicatrizar feridas e queimaduras.

Nos atletas ajuda a evitar as lesões, facilitando a cura de forma natural. Outro fator importante para praticante de esportes regularmente é o seu envolvimento no estado de ferro, já que o ácido ascórbico promove a absorção deste mineral, essencial para a correta oxigenação dos tecidos.

Além disso, a vitamina C estimula o sistema imunológico, e também atua como um poderoso antioxidante. Ambos importantes para os atletas, uma vez que um elevado nível de autodefesa impede certas doenças como resfriados e outras infecções e facilita também uma melhor recuperação.

As recomendações para o consumo de vitamina C são variáveis e devem ser ajustadas de acordo com a rotina e a intensidade dos exercícios praticados. Por isso, é fundamental seguir as orientações do seu nutricionista para que as carências e excessos sejam evitados.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário