Header Ads

Educação Física Escolar Híbrida





Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Educação Física Escolar Híbrida. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!




A educação híbrida se caracteriza pela união entre dois modelos de aprendizagem: o offline (ou ensino presencial), no qual a interação ocorre em sala de aula física, e o online, que se utiliza de ferramentas do ambiente digital para criar a interação necessária ao aprendizado.

A Educação Física pode explorar temas significativos e transformadores, como cidadania e qualidade de vida. Dessa maneira, se aproxima da realidade dos alunos, do que existe em seu entorno e do momento em que eles estão vivendo. Para além da prática, propor atividades pedagógicas de Educação Física ajuda a desenvolver nos estudantes competências importantes para encarar cenários desafiadores como o que estamos vivendo.

Com uma trilha que contempla informação, pesquisa, diálogo e atividade física, o estudante pode ver mais sentido em sua aprendizagem. Então, elabore uma proposta com várias etapas a serem trabalhadas no presencial e no on-line.

Educação Física no Ensino Híbrido: Educação Infantil

Aulas on-line: as possibilidades de propostas aumentam e ainda ganham a participação dos pais. Portanto, é uma oportunidade para eles de aumentar a conexão com o filho e de brincar com a orientação de um educador.

Proponha exercícios corporais para fazerem juntos, além de atividades em que a criança explore objetos que tem em casa. Pense em garrafas de plástico, baldes, latas, colher, barbante e fita adesiva. Resgate brincadeiras da infância dos pais, como pular elástico ou amarelinha.

O que acha de fazer uma curadoria de conteúdos educativos on-line e indicar para a família? Nesse sentido, recomende uma playlist de músicas para movimentarem o corpo ou sugestões de aplicativos gratuitos de ioga para crianças.

Aulas presenciais: a energia da criança pede movimento e ambiente de exploração. Com pequenos grupos, respeitando os protocolos de segurança, promova interações e brincadeiras. Mímica, dança, estátua, esconde-esconde e "o mestre mandou" sempre funcionam.

Nas atividades presenciais, os pequenos aprendem a compartilhar com o outro e a respeitá-lo. Do mesmo modo, conhecem as próprias emoções, necessidades e limites corporais.

Educação Física no Ensino Híbrido: Educação Fundamental

Anos iniciais: as aulas de Educação Física são interessantes para despertar o aluno construtor. Que tal propor que cada um construa seu equipamento esportivo em casa e leve para a aula presencial? Pode ser desde uma simples bola de meia ou algo que eles ainda não tenham visto na escola.

Anos finais: trabalhe com temas transformadores. Por exemplo, elabore um plano com aulas presenciais e on-line abordando o sedentarismo.

Por que é um problema de saúde pública? Como afeta a saúde e como evitar? Se possível, apresente um especialista no assunto para conversar com os alunos no presencial ou no on-line, e proponha uma rotina de exercícios físicos.

Os alunos poderão identificar o quanto o tema faz parte da realidade deles. Dessa maneira, terão uma experiência de aprendizagem significativa, mais consciente e propulsora.

Educação Física no Ensino Híbrido: Ensino Médio

Quanto mais os alunos se reconhecem no conteúdo, mais motivados estarão para buscar conhecimento. Por isso, é importante trazer a cultura do entorno, temas que lhe interessam e a liberdade para usarem recursos digitais com criatividade.

Ao estudarem sobre hip-hop ou capoeira, por exemplo, os estudantes têm um universo de conhecimento que passa por questões históricas, culturais e sociais. São várias camadas para serem exploradas, portanto amplia a visão dos alunos.

Não há como negar que os recursos tecnológicos já fazem parte da realidade de professores, alunos e de seus familiares. Nos últimos anos, o que vemos é o fortalecimento dessa tendência que já tinha se tornado uma das marcas da educação em nosso século. Nesse contexto de inovação, a educação híbrida ganha força nas instituições de ensino e segue como tendência para o futuro.

Você não pode perder:

Kettlebell, Macebell e Clubbell - Treinamento Funcional em Alto Nível
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Educação Física em casa

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.