Header Ads

Ginástica Laboral e a atuação da Educação Física




A Ginástica Laboral é um excelente campo de atuação para o profissional de Educação Física. Os exercícios dentro da empresa normalmente têm duração de 10 a 20 minutos e trazem vantagens tanto para o colaborador quanto para a empresa. Isso porque, após horas de trabalho, é comum as pessoas sofrerem com dores lombares, no pescoço, nos ombros, nos braços e nas pernas — resultado de movimentos repetitivos e sem pausa, que acabam por acarretar transtornos à saúde do trabalhador.

A ginástica laboral visa a promoção da saúde e melhora das condições de trabalho, além da preparação biopsicossocial dos participantes, contribuindo direta ou indiretamente para a melhoria do relacionamento interpessoal,. Sem falar na redução dos acidentes de trabalho, na redução do absenteísmo e, consequentemente, no aumento da produtividade com qualidade.

As melhorias que as empresas podem obter com a ginástica laboral no trabalho são inúmeras, como:

  1. Melhor produtividade: os exercícios combatem o stress, o que faz com que os times fiquem mais produtivos e motivados. 
  1. Clima organizacional: os colaboradores se tornam mais alegres e dispostos a interagir entre si, o que provoca uma melhora no ambiente como um todo.
  1. Redução de afastamentos: ao se exercitar durante a jornada de trabalho os colaboradores se tornam menos sedentários e com isso as faltas por motivo de saúde tendem a diminuir, assim como os afastamentos. 
  1. Melhora na qualidade de vida: ao se exercitar o corpo libera endorfina no cérebro, essa substância reduz os níveis de estresse e contribui para a sensação de bem-estar.
A ginástica laboral consegue em poucos minutos ativar o corpo oxigenando os músculos, melhorando os sintomas do sedentarismo. E promove uma integração social com os colaboradores, o que traz uma sensação de alívio do stress das tarefas do trabalho. 

O profissional de Educação Física atuará no comando das aulas no ambiente de trabalho, usando como ferramentas o alongamentos, atividades recreativas e relaxantes, exercícios direcionados para a população atendida. 

Você é um profissional de Educação Física, quer trabalhar com Ginástica Laboral e não sabe o que colocar num projeto para apresentar pra empresa?  Se você quiser saber como montar um projeto para apresentar a uma empresa, vou te indicar um material: o ebook "Como elaborar um projeto de Ginástica Laboral". Ele traz aspectos que interessantes para se abordar na elaboração de um projeto. Nele, é explicado cada ponto desde elaboração de projeto a implantação e trago exemplos de tipos de aulas e exercícios para facilitar o caminho do profissional.Saiba mais clicando aqui!


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário