Header Ads

Benefícios do Treinamento Funcional para corredores





Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Benefícios do Treinamento Funcional para corredores. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!

FINAL DE SEMANA - Uniassselvi promove Curso de Treinamento ...

O treinamento funcional se apoia nos princípios básicos do treinamento desportivo e apresenta uma grande variedade de movimentos que pode ajudar o corredor em sua performance e também para evitar lesões. Tanto o corredor profissional quanto o amador terão os seguintes benefícios com o treino funcional:
  • Melhora da manutenção da postural durante o percurso;
  • Melhora da biomecânica da passada resultando em economia de energia;
    ganho de força, flexibilidade e equilíbrio auxiliando na diminuição de lesões comuns na corrida.
  • Ativação da musculatura estabilizadora e posteriormente a 'movimentadora' dando grande ênfase no centro do corpo (CORE – Complexo lombo-pélvico, quadril.
  • Trabalha as extremidades como braços e pernas, ao contrário da maioria dos exercícios convencionais
Vou dar o exemplo do quadril. O quadril é uma articulação multiplanar, ou seja, ele faz rotação, flexão, abdução e tudo isso ao mesmo tempo. Já na corrida, a articulação do quadril deve fazer um gesto repetitivo em apenas um plano. Por isso é fundamental trabalhar essa região com um treino em que estabilidade, força e equilíbrio sejam exigidos. Todo o desequilíbrio dessa musculatura tende a causar um risco para o joelho e a tíbia.
 
Isso tudo trabalhado de forma integrada deixa o corredor mais completo. Por causa desse trabalho de todas as 'musculaturas' do organismo há um aprimoramento do mecanismo metabólico resultando em um maior gasto calórico durante e após a sessão de treinamento.

Publicado em 05/09/14  e revisado em 04/05/20


Você não pode perder:

Kettlebell, Macebell e Clubbell - Treinamento Funcional em Alto Nível
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Educação Física em casa

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.