Header Ads

3 acessórios para fazer a Liberação Miofascial



A liberação miofascial é cada vez mais utilizada por praticantes de atividades físicas para melhorar o rendimento nos exercícios e a recuperação pós-treino. A massagem, geralmente realizada com rolo de espuma, alivia e previne dores musculares, melhora a postura, aumenta a flexibilidade e estimula a circulação sanguínea.

A fáscia é uma membrana do tecido conjuntivo, localizada logo abaixo da pele e permite o deslizamento perfeito dos músculos durante os exercícios. A fáscia ajuda a manter a força muscular, pois ajuda o músculo a exercer mais eficientemente a contração e permite um fácil deslizamento dos músculos entre si, transmitindo, assim, tensões geradas pela atividade muscular e reduzindo a fricção.

Como estamos falando de uma estrutura que encontramos em todas as partes do corpo, ela pode ser danificada pelos mais diversos fatores: excesso de atividade física, realizar movimentos repetitivos da forma incorreta, posturas inadequadas, praticar exercícios sem orientação profissional, entre outros.

Algumas disfunções provocadas pela postura inadequada, a movimentação, os traumatismos, as tensões e até mesmo a ação da gravidade podem sobrecarregar e provocar o desequilíbrio da camada miofascial, fazendo com que ela se torne mais espessa, rígida e aderida aos músculos em algumas áreas do corpo. Isso atrapalha a movimentação, prejudica a postura, provoca dor e leva à falta de força muscular..

O objetivo é liberar os músculos de padrões habituais de tensão crônica, diminuir dores e ganhar mobilidade. Desta forma, é possível corrigir maus hábitos posturais, aliviar a tensão crônica, dores musculares e, assim, aumentar a flexibilidade dos movimentos.

A liberação miofascial é indicada para pessoas que sofrem de dores musculares crônicas ou agudas, praticantes de atividades físicas ou que tenham alguma patologia que provoque a dor muscular (como doenças neuromusculares). Para que o diagnóstico e o tratamento para a dor miofascial seja mais eficaz, a liberação miofascial deve ser realizada o mais precocemente possível, evitando a cronificação e prevenindo a recorrência das dores musculares, sendo considerada uma excelente técnica para tratar restrições de movimento causadas por uma cicatrização incorreta.

Abaixo tem a descrição de 3 acessórios para ajudar na liberação miofascial

1.Rolo (foam roller)

Esse é um dos principais instrumentos para execução da técnica, graças ao seu potencial de trabalhar praticamente todos os grupos musculares do corpo humano.

Ele consiste em um objeto cilíndrico (geralmente feito com uma espuma leve e resistente) que, ao deslizar sobre determinado músculo, promove o desenrijecimento das fáscias, com consequente distensionamento da região.

O movimento ainda facilita a circulação sanguínea e a oxigenação das áreas comprometidas. Isso resulta em relaxamento muscular, alinhamento da postura, eliminação da dor, entre outros benefícios.

2.Bola de liberação

As bolas de liberação ou bola de tênis também são bastante indicadas para esse tipo de manobra. Elas são consideradas ideais para massagens por compressão na planta do pé, muito por conta da sua eficácia no combate, por exemplo, da famigerada "fascite plantar" — um dos principais tormentos na vida dos meus alunos quando ficam em pé na prancha ou em atletas que passam longas horas em intensa atividade física. 

Além disso, os exercícios com bolas de liberação (geralmente feitas de borracha maciça) melhoram o tônus muscular, ativam a circulação sanguínea e causam uma agradável sensação de bem-estar, antes ou depois das atividades.

3.Bastão (stick)

Outro instrumento considerado fundamental para a técnica de liberação miofascial é o "bastão roller stick". Uma das suas principais vantagens é a praticidade, já que as suas dimensões e o mecanismo de adaptação facilitam o transporte e a utilização em várias partes do corpo.

A liberação miofascial é uma técnica que trabalha diretamente com a fáscia e ajuda a relaxar e alongar os músculos. Ela pode ser feita tanto por profissionais (personal trainer, fisioterapeutas, massoterapeutas, quiropraxistas) quanto pelo próprio atleta.

Se você quiser saber mais sobre Liberação Miofascial, vou te indicar um curso da Cefisa excelente para você. Clique aqui e saiba mais!




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário