Header Ads

Prática de exercício físico e o uso do Alcool


A prática de atividade física regular é considerada uma forma efetiva de promover saúde, qualidade de vida e prevenir muitas doenças e também colabora com a recuperação de dependentes, diminuindo o número de recaídas e de episódios de uso nocivo. Com o uso do alcool, essa prática pode não ser tão saudável assim. 

Quais os riscos de praticar esporte alcoolizado? Que efeitos o álcool causa em nosso organismo?
Durante a prática de atividade física com álcool no organismo, caso a pessoa não tenha ingerido uma quantidade adequada de carboidratos, pode haver hipoglicemia, que é a diminuição do nível de glicose na corrente sanguínea.

A princípio existe uma grande armadilha, já que o álcool traz energia em curto prazo, o que faz tanto o atleta profissional quanto o amador achar que vai ter uma melhor performance.

Acontece que os problemas que o álcool traz para as pessoas e principalmente para os atletas começam pelo rim: o atleta começa a desidratar porque a perda de líquido pelo corpo é maior.

Na pele, acontece a vasodilatação periférica, o que acarreta na perda de calor podendo levar a hipotermia em lugares mais frios.

Acúmulo de gordura, porque altera o metabolismo de açúcar e gordura corporal.
Enfraquecimento muscular;

Perda de resistência para um exercício continuado ou um programa de treinos; aumento da pressão arterial; comprometimento da habilidade motora;

Inibe a absorção de vários tipos de vitaminas, inclusive o complexo B. Com isso atrapalha o crescimento muscular e acontece perda de massa magra (músculos) .

Afeta o SNC (Sistema Nervoso Central), e isso no atleta implica na diminuição da velocidade de reação, por exemplo.

Isso sem falar que o consumo excessivo de álcool está diretamente relacionado ao surgimento ou agravamento de doenças cardíacas, hepáticas e psiquiátricas.

A pessoa que pratica atividade física e consome uma quantidade significativa de álcool em vários períodos da semana apresenta uma deterioração da qualidade física. Isso se deve ao álcool diminuir a força, a velocidade, a capacidade cardiorrespiratória e a resposta muscular. Ele prejudica também o equilíbrio e a respiração, vamos ver os principais efeitos do álcool.

O prazo ideal de distância entre o consumo de bebidas alcoólicas e a prática esportiva é de 72 horas antes de beber e 24 horas depois.  Se for para misturar os dois, que seja depois do exercício, nunca antes. E que se consuma muita água antes, durante e depois do esforço físico, para diminuir a quantidade de etanol no organismo



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário