Header Ads

Movimentos das Vértebras da Coluna





Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Movimentos das Vértebras da Coluna. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!




A coluna vertebral (coluna espinhal ou espinha dorsal) é uma estrutura curva composta por vértebras ósseas que são conectadas através de discos intervertebrais cartilaginosos. Faz parte do esqueleto axial e se estende desde a base do crânio até a ponta do cóccix. A medula espinhal atravessa o seu centro. A coluna vertebral é dividida em cinco regiões e consiste em 33 vértebras interligadas por fortes articulações e ligamentos. A coluna vertebral é formada por tecidos moles como músculos, ligamentos, cápsulas, tendões e discos, sendo estas estruturas responsáveis pela flexibilidade da coluna vertebral.
Sua estrutura é diferenciada evolutivamente e especializada para favorecer o desempenho de funções, onde a principal função está relacionada à mobilidade. Porém, também é suporte a aspectos como a viabilidade e manutenção da postura ereta do tronco, possibilitando agilidade e movimento dos membros superiores e inferiores; atua na proteção de órgãos e vísceras vitais proporcionado com auxilio das costelas; promove absorção e dissipação de choques mecânicos e pressão gravitacional; proteção da porção ramificada do sistema nervoso central (medula)


Movimentos das Vértebras.

Flexão (Inclinação anterior)
-Deslizamento.
-Compressão
-Tensão

Extensão (inclinação posterior)
-Deslizamento
-Compressão
-Tensão

Inclinação Lateral (Direita e Esquerda).
-Deslizamento
-Inclinação
-Compressão
-Tensão
-Rotação:
Cervical: Rotação do mesmo lado.
Torácica: Rotação do lado oposto.
4ºLombar: Rotação do lado oposto.
5ºLombar: Rotação do mesmo lado.

Rotação (Direita e Esquerda)
-Deslizamento
-Compressão
-Tensão
-Inclinação

Curvaturas Fisiológicas
A coluna apresenta várias curvaturas consideradas fisiológicas.
- Lordose Cervical: convexidade voltada anteriormente.
- Cifose Torácica:  convexidade voltada posteriormente.
- Lordose Lombar: convexidade voltada anteriormente.
- Cifose Sacral: convexidade voltada posteriormente.
Conheça o mais completo curso de anatomia, recomendado pelos próprios professores do ensino superior. Um curso onde o aluno se livra definitivamente da DP, aprende com clareza e nunca mais esquece. Clique aqui e saiba mais!

Você não pode perder:

Kettlebell, Macebell e Clubbell - Treinamento Funcional em Alto Nível
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Educação Física em casa

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.