Header Ads

A brincadeira no ensino do Futebol



O futebol é um esporte coletivo e embora se pareça, não é m esporte fácil de se ensinar, quando tratamos de tática. É preciso na educação física e nos esporte (em que o futebol está incluído) se iniciar um processo de facilitação da aprendizagem, fazendo uso de jogos e brincadeiras relacionadas as atividades.

O jogo de futebol não é feito apenas de fundamentos (movimentos técnicos) – a relação com a bola é uma das competências essências do jogo. Desse modo, o professor precisa ao desenvolver esses mesmos jogos se preocupar em facilitar a aprendizagem da estruturação do espaço e da comunicação na ação, tratando-as na perspectiva das competências gerais em sua periodização do processo de iniciação. Nada melhor do que jogos recreativos para estimular os alunos.
 
Outro ponto que não pode deixar de ressaltado é o fato de que os jogos de bola com os pés apresentam a necessidade de utilização de mais de um fundamento do jogo; logo estes podem ser utilizados para o desenvolvimento de mais de um fundamento contextualizado no jogo, ficando a cargo do professor dar mais ênfase ao fundamento que deseja desenvolver a cada momento de seu planejamento e periodização (valorizando as competências gerais).

Sempre que penso em treino para crianças, coloco imediatamente como principais objetivos que o atleta se divirta, tenha tempo no treino para brincar e que acima de tudo saia do treino ansioso pelo próximo. Para mim estes são ingredientes fundamentais que devem existir em todos os treinos para atletas de idades mais baixas. Jogos onde as crianças passem por diversas experiências motoras e interajam com os colegas são componentes essenciais ao seu desenvolvimento e como tal, na minha opinião, devem ser inseridas no processo de treino o maior número de vezes possível.

 A metodologia de esportes desenvolvida por meio de jogos contextualizados exigirá muita criatividade do professor na elaboração de mais variações, adaptando-se, por exemplo, brincadeiras de rua (ou mesmo do rico universo de nossa cultura lúdica mais ampla) para o contexto da aula e do futebol, o que mostra que as "receitas" de jogos prontos apenas ajudarão no inicio, pois todo o mais dependerá do professor, e sua interação com seus alunos e suas necessidades.

Quer ter atividades de Futebol?  DICA BOA!

Se você trabalha com crianças ou adolescentes, lida com atividades esportivas na escola e quer ideias de atividades deste esporte, não pode deixar de conhecer o TOP 100 FUTEBOL ESCOLAR! Clique aqui!



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário