Header Ads

A recreação inclusiva nas escolas

 

A recreação nas escolas é parte integrante da educação de qualquer criança, especialmente quando tratamos da fase que vai do jardim de infância até os primeiros anos do ensino fundamental, quando elas ainda estão se desenvolvendo física e intelectualmente.
O educador será o mediador de todo esse processo. Por isso, precisa garantir que a recreação na educação infantil seja uma experiência em que a criança sinta-se segura e feliz! Brincar deve, antes de tudo, ser prazeroso para o aluno.
A interferência do educador na brincadeira pode ocorrer, mas somente para dar uma orientação pedagógica ou ajuda, e não para censurar a espontaneidade e criatividade das crianças.
A recreação inclusiva nas escolas
As crianças com deficiência visual, auditiva ou motora também precisam de instrução sistemática e intencional além dos currículos de educação geral para adquirir as habilidades necessárias para serem membros independentes, produtivos e educados da sociedade. Assim, a recreação nas escolas e as atividades físicas de lazer são algumas das áreas de instrução que precisam ser abordadas de maneira inclusiva para essas crianças.
Com a aptidão física melhorada, habilidades de vida independente são mais fáceis de executar e menos estressantes ao corpo. Além disso, a recreação é um fenômeno altamente social organizado em torno de amizades ou grupos familiares, e essas interações sociais amortecem os efeitos das debilidades físicas. Com isso em mente, as atividades recreativas que aumentam a atividade física e melhoram a aptidão devem ser encorajadas.
Em todas as circunstâncias de alunos, é fundamental focar na relevância de se ter um espaço agradável para a recreação, com playgrounds bem estruturados e brinquedos que não ofereçam riscos ao bem-estar de nenhum dos alunos.
A recreação na educação infantil deve ser planejada com cuidado. Para entender melhor todo esse processo e adotar novas estratégias em sala de aula, é necessário que o educador busque sempre se atualizar e diversificar atividades.

Se você quiser ter 100 atividades de Recreação + bônus com desconto por apenas R$9,90, clique aqui!


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário