Header Ads

Prevenção da Tendinite em Corredores








Os tendões são estruturas fibrosas, com pouca vascularização, pois recebem pouco aporte sanguíneo. Eles têm como principal função transmitir a força gerada pelos músculos aos ossos, determinando os movimentos do nosso corpo. As inflamações que ocorrem nos tendões podem ser denominadas tendinites.
Corrida é uma atividade física maravilhosa e muito praticada entre os brasileiros. O grande problema é que por ser um exercício de alto impacto e que exige grande esforço físico, os atletas desta modalidade estão sempre preocupados com possíveis lesões. E uma dessas lesões, que a corrida sobrecarrega os tendões, é a tendinite.
Mesmo sendo uma das estruturas mais fortes de tecidos moles do nosso corpo, o tendão ainda não é tão resistente como o osso e tampouco mais elástico do que um músculo. Dessa maneira, a principal causa da sua inflamação é quando o sobrecarregamos. Isso pode ocorrer nas seguintes situações:
  • Quando não alongamos antes de começar algum tipo de atividade física;
  • Quando realizamos exercícios repetitivos com muita frequência, causando a fadiga dos tendões;
  • Quando fazemos qualquer tipo de atividade física excessivamente, ou de maneira incorreta;
Outros fatores que podem causar a tendinite são: a idade, já que a circulação sanguínea fica deficiente, o estresse, que acarreta contraturas e fadiga muscular, consequentemente prejudicando o tendão e até mesmo a sua má postura ao praticar as suas atividades.
A melhor maneira de prevenir a tendinite em qualquer parte do corpo é sempre se alongando muito e principalmente, não fazer nenhum tipo de atividade em excesso. O overtraing pode causar vários problemas para o corpo de um atleta. Além disso, é preciso estar atento à sua postura, pois além de melhorar o seu desempenho, também ajuda a evitar vários tipos de lesões.
Os corredores devem fortalecer não só o tendão de Aquiles e sim os quatro grupos musculares da perna: extensores, inversores, reversores e o posterior, do qual o tendão faz parte. Toda a musculatura da perna, inclusive a coxa, deve ser fortalecida, pois trabalhar apenas uma parte gera um desequilíbrio e deixa a pessoa mais propícia às lesões. Fazer um treinamento progressivo, evitar aumentos súbitos, seja de intensidade ou volume, e usar sempre o calçado adequado com um bom sistema de amortecimento são essenciais.
=
Você já pensou em começar a correr? Já viu pessoas focadas correndo na rua e pensou que poderia fazer aquilo também? Já tentou começar a correr, mas o sedentarismo acabou ganhando essa batalha? Quer emagrecer e ao mesmo tempo melhorar o seu condicionamento físico? Sim, você pode começar a correr e será mais fácil do que você imagina. Clique aqui e saiba mais!





Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Você não pode perder:

Entre nos grupos de WHATSAPP
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.