Header Ads

Prevenção da Tendinite em Corredores



Os tendões são estruturas fibrosas, com pouca vascularização, pois recebem pouco aporte sanguíneo. Eles têm como principal função transmitir a força gerada pelos músculos aos ossos, determinando os movimentos do nosso corpo. As inflamações que ocorrem nos tendões podem ser denominadas tendinites.
Corrida é uma atividade física maravilhosa e muito praticada entre os brasileiros. O grande problema é que por ser um exercício de alto impacto e que exige grande esforço físico, os atletas desta modalidade estão sempre preocupados com possíveis lesões. E uma dessas lesões, que a corrida sobrecarrega os tendões, é a tendinite.
Mesmo sendo uma das estruturas mais fortes de tecidos moles do nosso corpo, o tendão ainda não é tão resistente como o osso e tampouco mais elástico do que um músculo. Dessa maneira, a principal causa da sua inflamação é quando o sobrecarregamos. Isso pode ocorrer nas seguintes situações:
  • Quando não alongamos antes de começar algum tipo de atividade física;
  • Quando realizamos exercícios repetitivos com muita frequência, causando a fadiga dos tendões;
  • Quando fazemos qualquer tipo de atividade física excessivamente, ou de maneira incorreta;
Outros fatores que podem causar a tendinite são: a idade, já que a circulação sanguínea fica deficiente, o estresse, que acarreta contraturas e fadiga muscular, consequentemente prejudicando o tendão e até mesmo a sua má postura ao praticar as suas atividades.
A melhor maneira de prevenir a tendinite em qualquer parte do corpo é sempre se alongando muito e principalmente, não fazer nenhum tipo de atividade em excesso. O overtraing pode causar vários problemas para o corpo de um atleta. Além disso, é preciso estar atento à sua postura, pois além de melhorar o seu desempenho, também ajuda a evitar vários tipos de lesões.
Os corredores devem fortalecer não só o tendão de Aquiles e sim os quatro grupos musculares da perna: extensores, inversores, reversores e o posterior, do qual o tendão faz parte. Toda a musculatura da perna, inclusive a coxa, deve ser fortalecida, pois trabalhar apenas uma parte gera um desequilíbrio e deixa a pessoa mais propícia às lesões. Fazer um treinamento progressivo, evitar aumentos súbitos, seja de intensidade ou volume, e usar sempre o calçado adequado com um bom sistema de amortecimento são essenciais.
=
Você já pensou em começar a correr? Já viu pessoas focadas correndo na rua e pensou que poderia fazer aquilo também? Já tentou começar a correr, mas o sedentarismo acabou ganhando essa batalha? Quer emagrecer e ao mesmo tempo melhorar o seu condicionamento físico? Sim, você pode começar a correr e será mais fácil do que você imagina. Clique aqui e saiba mais!




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário