Header Ads

10 melhores benefícios da Yoga

É difícil acreditar que há apenas trinta anos a palavra "yoga" ainda era um tabu, associada principalmente a yogues místicos e hippies com cabelo rastafari. Felizmente, a yoga se libertou (na maior parte) de seu estigma boêmio, o que é evidente pelos estúdios de yoga que estão se tornando tão comuns em cidades quanto cafeterias. A popularização também implica em cobertura da mídia, com revistas, televisão e até mesmo estúdios de yoga prometendo perda de peso, pele bonita, mente pacífica, boa saúde e, claro, aquela "bunda de yoga" como resultado da prática. No entanto, há mais na yoga do que calças pretas apertadas. Yoga é comumente entendido como se referindo apenas às asanas (poses) físicas, o que leva à crença de que a maioria dos benefícios da yoga é limitada ao corpo. Na realidade, a yoga é muito mais do que obter uma bunda de yoga!
A palavra yoga em si significa "sobrepujar" ou "unir"; é o processo de conectar o corpo, a mente e a respiração, que é a essência da yoga, e não a prática física em si. De fato, a prática física, ou hatha, é apenas um dos seis sistemas de yoga originalmente detalhados nos Yoga Sutras de Patanjali, e é um dos muitos veículos que levam a mente ao objetivo final do samadhi, ou transcendência. Raja (meditação), bhakti (devoção), jnana (conhecimento), karma (ação), kriya (técnicas de limpeza) e hatha (asanas) são todos caminhos para a união, e são adequados aos diferentes temperamentos dos indivíduos.
Quando a yoga é vista como sendo puramente física, pode ser fácil ignorar o imenso poder que a prática da yoga tem de unir o corpo, a mente e a respiração. Isto é o que torna a yoga diferente do exercício tradicional; a yoga tem a capacidade única de trazer sua atenção para a mente, corpo e respiração simultaneamente, trazendo todos os aspectos de si mesmo para uma linha de foco. Em outras palavras, a yoga harmoniza todo o seu ser, levando a um corpo saudável e ágil e a uma mente calma e focada. E quando você se sente fisicamente robusto e mentalmente recomposto, torna-se natural e fácil viver a Vida com toda a sua atenção e energia.
Embora a yoga física não seja a única yoga, é indiscutível que os benefícios de uma prática de hatha yoga são infinitos. Confira os 10 benefícios da prática regular de yoga:

  1.   Fitness holística

Se você der uma olhada ao redor na sua academia, verá pessoas de todos os tamanhos esforçando seus corpos o máximo que puderem, tudo para conseguir o corpo "perfeito". No entanto, a verdadeira saúde vem não só de estar fisicamente em forma, mas também mentalmente e emocionalmente equilibrado. Nas palavras de Sri Sri Ravi Shankar, "a saúde não é uma mera ausência de doença. É uma expressão dinâmica da Vida - em termos de quão alegre, amoroso e entusiasmado você é". É aí que entra a yoga: posturas, pranayama (técnicas de respiração) e meditação são um pacote de exercícios holísticos. Yoga é um exercício não só para o seu corpo, mas também para a sua mente e emoções. Ao sincronizar a respiração com o corpo, você chama sua atenção para o momento presente. No final de uma sessão, você deve se sentir revigorado em todos os níveis.

  2.   Perda de peso

Mesmo a yoga não sendo só sobre o corpo, a perda de peso é um efeito inevitável de uma prática regular. Além de ser uma forma de exercício, a yoga acalma a mente e tendências impulsivas, o que leva a uma maior capacidade de desacelerar e tomar decisões mais saudáveis quando se trata de comida. Sentir-se naturalmente calmo também reduz o desejo de buscar comida como reação ao estresse. Além disso, com uma prática regular de yoga, tendemos a nos tornar mais sensíveis ao tipo de comida que nosso corpo pede e quando, o que pode nos levar a uma tomada de decisão mais intuitiva. As Saudações ao Sol, quando praticadas diariamente, são uma das melhores ferramentas para controlar o peso, pois elas trabalham em todas as partes do corpo enquanto aumentam a frequência cardíaca.

  3.   Alívio de estresse.

Mesmo praticando yoga por apenas alguns minutos pode livrar seu corpo e mente do estresse que se acumulou durante todo o dia. Com o mundo moderno sendo tão agitado como é, o fato de a maioria das pessoas viverem vidas sedentárias apenas aumenta o acúmulo de estresse na mente. Nós passamos a maior parte do dia com a nossa atenção focada nos eventos que acontecem fora de nós mesmos. Quando tomamos um tempo, mesmo que apenas cinco minutos, para focar nossa atenção no modo como nosso corpo se sente, o conteúdo de nossa mente e a qualidade de nossa respiração, entramos no momento presente, o que é uma fonte constante de paz. E quanto mais nós tomamos esse tempo que levamos para liberar o estresse através da yoga, menos estresse sentimos quando passamos pelo resto do nosso dia.

  4.   Paz interior

Você já desejou escapar de sua vida diária e estar em uma praia no Havaí? Embora praias sejam, sem dúvida, serenas, nós não podemos simplesmente ir ao Havaí toda vez que precisarmos de repouso. Com praia ou sem praia, a paz é um estado de espírito que pode ser cultivado dentro de nós, e podemos tirar umas mini-férias para experimentar isso a qualquer hora do dia! Yoga é uma das melhores maneiras de acalmar uma mente perturbada e nos levar a um lugar de paz. E a melhor parte é que você não precisa pagar passagem de avião! Praticar yoga é como levar a si mesmo em um pequeno feriado todos os dias da semana. Quanto mais você pratica e se conecta com seus sentimentos de paz interior, mais sua rotina diária parecerá tão divertida quanto as férias.

  5.   Melhor imunidade

Nosso corpo, mente e espírito estão conectados de forma entrelaçada, significando que qualquer desequilíbrio no corpo afeta a mente (pense em uma dor nas costas causando agitação mental). Da mesma forma, a desarmonia na mente pode se manifestar como uma doença no corpo (pense na síndrome do intestino irritável). Poses de yoga massageiam os órgãos internos, fortalecem os músculos e aumentam a circulação, e tudo isso desintoxica o corpo. A yoga também aumenta a circulação do sistema linfático (a linfa é um fluido claro e aquoso que move as bactérias e os vírus para fora do corpo). Técnicas de respiração e meditação também liberam o estresse e melhoram a imunidade.

  6.   Vivendo com maior consciência

Quando acordada, a mente está constantemente envolvida em atividades e, muitas vezes, oscila do passado para o futuro, fazendo com que você perca o momento presente. Simplesmente  por estar ciente desta tendência da mente, nós realmente podemos nos poupar de ficarmos estressados ou apreensivos e, em vez disso, podemos relaxar a mente. Ao praticar yoga, porque sua atenção está focada nas partes mais presentes de você (seu corpo e respiração), você cria um estado de consciência aumentada, o que leva a mente ao momento presente, onde ela pode permanecer feliz e focada.

  7.   Melhores relacionamentos

Yoga pode até ajudar a melhorar seu relacionamento com seu cônjuge, pais, amigos e entes queridos. E não, você não precisa fazer acroyoga para experimentar os benefícios da yoga (embora não prejudique!). Quando sua mente está relaxada, feliz e contente, você é mais capaz de estar presente para os outros e sensível ao seu próprio comportamento e como isso afeta as pessoas a sua volta. A yoga e a meditação ajudam a manter um estado de espírito feliz e positivo, e esses efeitos se estendem à sua capacidade de ouvir, estar atento e ter compaixão.

  8.   Maior energia

Você se sente completamente exausto até o final do dia? Vivemos em um mundo de ritmo acelerado que coloca demandas crescentes em nossa energia mental e física, para não mencionar o fluxo constante de informações disponível ao alcance de nossos dedos em nossos celulares e computadores. Alguns minutos de yoga todos os dias fornecem o segredo para se sentir revigorado e cheio de energia, mesmo depois de um longo dia. A respiração é naturalmente energizante, pois oxigena o sangue e o cérebro. Tirar apenas alguns minutos para mover seu corpo pode despertá-lo e até mesmo livrar você de sua mania de cafeína!

  9.   Melhor flexibilidade e postura

Este é óbvio, mas importante! Praticar yoga regularmente deixará você automaticamente com um corpo que é forte e flexível. Uma prática regular de yoga alonga e tonifica os músculos e ajuda a melhorar a postura. Yoga traz consciência mental para o corpo, o que pode levar a uma maior consciência da postura ao longo do dia.

  10.   Melhor intuição

Quando praticamos yoga, ativamos e nos comunicamos com todas as partes do nosso corpo, criando coerência em nosso cérebro e integração em todo o nosso sistema. Devido a essa capacidade aumentada de ouvir nossos corpos e mentes, a yoga e a meditação têm o poder de melhorar nossa capacidade intuitiva de uma forma que nos permite perceber facilmente quais decisões são as melhores a serem tomadas. Funciona. Você só precisa experimentar por si mesmo.
É importante lembrar que esses benefícios vêm com uma prática regular. Então continue praticando! Quanto mais você integrar a yoga a sua rotina diária, mais profundamente você experimentará seus benefícios!

Neste breve guia ilustrado, você terá acesso a 95 exercícios de pranchas e esfinges, utilizados no tratamento, prevenção e fortalecimento da musculatura do core assim como do corpo todo. Além dos desenhos, explicações em textos, também é possível acessar a demonstração do exercício através de um link do youtube para cada exercício.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário