Header Ads

Tabata e treino Hiit para definição abdominal



Se para você fazer o circuito básico de abdominais parece um ato ingrato, fique tranquilo. Existem outros exercícios, que não têm o foco nessa parte do corpo, mas que são tão bons quanto o famoso abdômen.

Você não precisa fazer milhares de exercícios abdominais para aumentar a tonicidade deles. Os músculos da região abdominal se caracterizam por serem de grande resistência (pois estabilizam praticamente todos os movimentos do corpo humano, devido ao fato de estarem em nosso ponto de equilíbrio). Portanto, são muito mais difíceis de serem hipertrofiados. Repare bem, eu disse mais difíceis e não impossíveis. Para conseguir um abdômen mais fortalecido, você precisa de exercícios mais intensos. Portanto, ao contrário do que muitos pensam, a utilização de cargas pode ser bastante útil, principalmente para quem já treina há mais tempo.


Os exercícios feitos para o abdômen, precisam de alta intensidade, o que é inversamente proporcional a um volume alto. Portanto, por mais que algumas "celebridades" digam que fazem mais de 800 abdominais por treino, não acredite nisso! Por serem músculos onde na maioria dos casos, predominam as fibras mistas (tipo IIa) ou de contração lenta (tipo I), você precisa de estímulos fortes, com menos volume. Mais vale você fazer abdominais 2 vezes por semana, de maneira intensa e bem executada, do que fazer os mesmos exercícios todos os dias.

Além disso, para definir o abdômen, você precisa fortalecer também a musculatura auxiliar, como os oblíquos, os músculos infra-abdominais e também os lombares, pois somente assim, terá qualidade e fortalecimento para aguentar de maneira mais segura, treinos abdominais mais intensos.

Uma grande saída dentro de academias é usar treinos intervalados, como o método Tabata ou o treino Hiit, diminuir um pouco o tempo de recuperação entre uma série ou outra, podem ser algumas medidas que vão te ajudar bastante. Mas nada disso vai adiantar, se você não tiver uma dieta com este objetivo.

Para quem busca definição é muito importante ter uma dieta bem completa, baseada em proteínas magras, carboidratos complexos e micronutrientes bem distribuídos. Além disso, a ingestão calórica, na grande maioria dos casos, precisa ser reduzida. É muito importante que você tenha uma dieta traçada especificamente para este objetivo, pois caso contrário, dificilmente conseguirá baixar o seu percentual de gordura e conseguir uma boa definição muscular.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário