Header Ads

Fisiologia e Benefícios do Alongamento



A flexibilidade permite que o corpo realize movimentos conforme as necessidades do ambiente onde o indivíduo vive. Todo corpo necessita de flexibilidade e uma boa mobilidade para que possam ser realizadas desde as atividades mais instintivas, as atividades diárias e atividades físicas, para que o corpo se mantenha em constante atividade devido à necessidade de movimentação.
As principais modalidades de alongamento, que visam o aumento da extensibilidade dos tecidos moles de forma geral incluem o alongamento estático, alongamento balístico e o alongamento por facilitação neuromuscular proprioceptiva. Ambos fazem com que a mobilidade músculo-articular permaneça preservada e quando executada não apresente nenhuma restrição ou algia. Dentre as classificações, encontram-se diversas técnicas e estudos que promovem esses objetivos, sendo muito utilizados por fisioterapeutas e educadores físicos.

Considera-se encurtamento muscular quando a extensão do sarcômero da fibra muscular se torna muito pequeno quando relacionado ao comprimento ótimo, diminuindo de forma drástica a capacidade de gerar tensão máxima. Por isso a força que se gera na contração muscular dependerá da quantidade de filamentos de actina e miosina no interior do sarcômero. Dentre os efeitos do alongamento, podem ser observados resultados mais imediatos (considerados agudos) onde ocorre um aumento da flexibilização dos componentes elásticos na unidade músculo-tendínea, alívio da tensão muscular imediato pós atividade física; já os efeitos tardios (considerados crônicos) podem ser observados como o remodelamento da estrutura muscular adaptativa, ocorrendo o aumento do número dos sarcômeros em série, resultando no aumento do comprimento muscular, onde permanecem por períodos determinados quando não ocorre a interrupção das atividades físicas.

Devido ao grande benefício que o alongamento proporciona, podemos citar aspectos como a estimulação e a renovação do colágeno na estrutura, fazendo com que a mesma possa suportar maior estresse; diminuição direta da tensão muscular através de alterações viscoelásticas passivas ou mesmo a diminuição indireta por inibição reflexa na alteração viscoelástica decorrente da redução de pontes cruzadas entre actina e a miosina, resultando no aumento da amplitude de movimento.

São inúmeros os benefícios do alongamento, tanto para os atletas como para os sedentários, desde que seja feito corretamente e de preferência com a supervisão de um profissional da área. Suas vantagens são:
  • Proporciona o bem estar físico e mental do praticante;
  • Estimula o desenvolvimento da percepção do próprio corpo;
  • Reduz a probabilidade de desenvolver lesões musculares;
  • Restringe os riscos de disfunções da coluna;
  • Melhora a postura;
  • Diminui a tensão muscular;
  • Ameniza cólicas menstruais em atletas;
  • Suaviza a irritabilidade muscular;
  • Estimula o cérebro a liberar a serotonina, o hormônio do bem estar;
  • Diminui a incidência de cãibras.
Alongar o corpo também trará benefícios aos órgãos internos, pois essa prática massageia os rins, fígado, intestino e pâncreas. Além disso, estimula a circulação do sangue e dos nutrientes no organismo. Porém, o hábito de alongar-se tem que ser constante e adequado para desfrutar dos benefícios citados.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário