Header Ads

Padrões de Movimento e a Preparação Desportiva


O termo "Padrão de Movimento" é cada vez mais constante na literatura e no cotidiano de professores de educação física que trabalham com preparação física e ou treinamento funcional. Vale lembrar que é um termo comum a reabilitação.

Basicamente, o ser humano consegue executar muitos movimentos, esses movimentos foram tabelados em padrões, os chamados padrões fundamentais de movimento. Portanto, esses padrões são grupos de movimentos simples linkados no cérebro, como pequenos pedaços de informações. Um padrão representa muitos movimentos individuais usados juntos para uma determinada função, como elos em uma corrente. O armazenamento dentro do cérebro dessas sequências de informações ou padrões reduz o tempo de processamento e cria eficiência, assim como um computador (que foi criado baseado no funcionamento do cérebro humano) que armazena arquivos com conteúdo parecido dentro de uma mesma pasta, para facilitar e agilizar o acesso aos dados.
Movimentos fundamentais ficam armazenados em padrões básicos, assim como movimentos que são reproduzidos com frequência.
É nessa definição acima que entra a importância de se conhecer o padrão de movimento básico do corpo para ensinar uma técnica correta. A técnica correta não favorece nada se o padrão de movimento específico não for específico. Treinar padrões específicos de movimento provoca os maiores ganhos para o desempenho competitivo. Ou seja, não adianta nada a técnica do toque do voleibol ser perfeita se não temos o movimento do corpo que favoreça esse toque na hora do jogo.
O desenvolvimento de músculos isolados (como caso do exemplo - o movimento do toque) não desempenha um grande papel no desenvolvimento de padrões motores. O contrário; desenvolvimento de diferentes padrões de movimento fará com que os músculos se desenvolvam naturalmente.
Resumindo; o desenvolvimento da função fará com que haja um desenvolvimento da forma. O que vemos é uma busca frenética pela forma que não resulta em desenvolvimento da função. Percebeu como fazer um toque perfeito não, necessariamente, fará com que ele seja eficiente na hora do jogo?
O conhecimento específico de padrões de movimento que não podem ser aprendidos pela forma tradicional da anatomia e cinesiologia que sabemos.
A melhor definição que li sobre esse é que Padrões de Movimento são combinações intencionais de segmentos estáveis e móveis trabalhando em harmonia coordenada para produzir sequências de movimentos eficientes e efetivos. Ela foi feita por Gray Cook e coloca a explicação do porquê os preparadores físicos devem estar atentos a todo a movimentação do gesto motor.
Para ter variedade de exercícios funcionais, você precisa conhecer o guia com 200 exercícios de Treinamento Funcional. Além desses exercícios, o guia ensina como a montar o treino de funcional de maneira perfeita. Clique aqui e conheça!


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário