Header Ads

Importância da Liberação Fascial no exercício






A fáscia é uma membrana de tecido conjuntivo que recobre todas as estruturas do corpo (órgãos, músculos, tendões e ossos), proporcionando apoio e proteção. E conforme vamos nos exercitando e fazendo os movimentos naturais do nosso dia a dia, a fáscia muscular pode sofrer lesões, que se não forem curadas corretamente podem levar a aderências – e essas aderências, por sua vez, impedem que o músculo trabalhe livremente como deveria, causando dor e desconforto.
Portanto,  a ideia da liberação miofascial é permitir que os músculos voltem à sua total funcionalidade, livres de aderências e dores.
Liberar a tensão miofascial ajuda a resolver problemas de assimetria. Para quem trabalha com exercício físico, é importante ter em mente que mesmo que se corrija alguns problemas de movimento, sem liberar a tensão surgirão novas compensações e lesões. Então esse é um passo essencial. Outro benefício da liberação é a melhora do controle motor.
Dentre os benefícios, aqui estão os principais:
  • Auxilia a soltar as aderências, permitindo que o músculo trabalhe melhor, sem limitações.
  • Ajuda a desfazer nós, tensões e pontos gatilhos em seus músculos.
  • Previne lesões
  • Melhora a amplitude dos movimentos.
  • Melhora a dor muscular.
A liberação das tensões e importante para melhorar a tensão do excesso de exercício.  É importante lembrar que quando se encontra aquele ponto mais dolorido, encontrou-se o ponto gatilho. Se o aluno continuar sentindo dor ou incômodos, é preciso liberar mais aquela região específica. Sempre avalie aluno por aluno e evite aplicar sempre o mesmo procedimento pra todos. Cada aluno tem o seu limite e suas características.
Bom trabalho!
UMA DICA:
Para ter variedade de exercícios funcionais, você precisa conhecer o guia com 200 exercícios de Treinamento Funcional. Além desses exercícios, o guia ensina como a montar o treino de funcional de maneira perfeita. Clique aqui e conheça!




Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Você não pode perder:

Entre nos grupos de WHATSAPP
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.