Header Ads

Estudo aponta que 20% dos praticantes de CrossFit sofrem lesões

Normalmente, o CrossFit é praticado indoor, mas, às vezes, pode ser feito do lado de fora também

A prática do CrossFit é uma verdadeira febre atualmente. O esporte intenso que mistura muitas modalidades, no entanto, pode causar lesões naqueles alunos mais indisciplinados que não se atentam às orientações do educador físico ou que resolvem praticar a modalidade sem a supervisão de um profissional. Um estudo americano, publicado na revista científica "The Orthopaedic Journal of Sports Medicine', aponta que cerca de 20% das pessoas que praticam o CrossFit acabam lesionadas.

O acompanhamento de um especialista em educação física é essencial para a prática do esporte. O profissional passa por treinamentos, cursos e seminários para se habilitar na prática, cobrados pela matriz, que é nos Estados Unidos.

As principais lesões acontecem no ombro, na coluna e nos joelhos.

A prática exige que se alavanque os pesos para cima, em movimentos chamados de lifting. Esse esforço no ombro acarreta um estresse nas articulações e um impacto maior do que a musculação. Se feito de maneira incorreta, pode causar uma lesão. E esse tipo de lesão gera dor: tendinites, lesões articulares e musculares, principalmente.

Na coluna, os movimentos de pegar peso e torção são os que mais geram problemas. Pode acontecer dores musculares na região da coluna, hérnias de disco e outros problemas. Em uma minoria, é necessário fazer cirurgia.

Claro que isso não é motivo para desaconselhar a prática do CrossFit, apenas recomenda que seja feita com acompanhamento de um profissional qualificado.

O  CrossFit, por ser uma atividade em grupo, motiva os participantes, mas ela pode causar mais lesões por causa da rapidez e da falta de atenção na postura.

Para tratar as lesões, é necessário repouso, interrupção do esforço ou movimento repetitivo e da carga excessiva. O tratamento varia de acordo com cada lesionado. Além disso, o médico pode indicar gelo, fisioterapia que usará tratamento com calor, analgésicos simples ou tópicos.

Recuperada a lesão, a pessoa pode voltar a praticar o esporte, mas sempre com atenção e cuidado.

Entenda a modalidade

Popular nos Estados Unidos e pipocando pelo Brasil afora, o CrossFit é uma modalidade que envolve várias práticas esportivas. O treino dura uma hora e, dependendo da intensidade, pode queimar até 1500 calorias. No nível intermediário, no entanto, a quantidade calórica despendida gira em torno de 800 calorias.

Não há dúvida que é um exercício que mexe com quase todos os músculos do corpo humano, então a quantidade de calorias exigidas para isso é muito alta", diz.

O CrossFit privilegia o condicionamento físico em geral. Trabalha a resistência muscular, hipertrofia, equilíbrio, coordenação motora, resistência aeróbica, anaeróbica, força e flexibilidade. Quanto mais experiente fica o praticante, maior a intensidade.

No entanto,  há alguns pré-requisitos dentro da modalidade. Enquanto o aluno não apresentar uma consistência técnica, não vou autorizá-lo a colocar peso em uma barra ou equipamento.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário