Header Ads

Treino de adaptação na iniciação na Corrida

http://o2porminuto.ativo.com/wp-content/uploads/sites/2/2015/04/adaptacao_corrida.jpg

A vida não é fácil para quem quer ingressar o "mundo das corridas". Os treinos, a recuperação, as corridas de competições... é preciso muita disposição e vontade para melhorar a sua performance cada vez mais. Portanto, para aproveitar todos os benefícios que a corrida pode te dar, é preciso cuidar da alimentação, da musculatura e fazer o seu treino na quantidade certa, respeitando o seu ritmo.

É muito importante para o seu bom desempenho, fazer uma periodização de treinamentos com objetivos bem definidos e metas que deverão ser buscadas constantemente. Uma periodização correta começa com um treino chamado adaptação. A fase de adaptação nada mais é que um período em que você, gradativamente, acostumará seu organismo à prática de atividade física, seu corpo sairá do estado de sedentarismo para iniciar o estado ativo.

Portanto, nesta fase, a intensidade do exercício é bem leve e sua progressão é pouco acentuada. A paciência e a perseverança são muito importantes nesta etapa inicial. Não adianta querer correr os 10 km no primeiro mês.

Para iniciar uma atividade física que realmente proporcione resultado, o ideal é que na fase de iniciação você pratique entre 2 à 3 vezes por semana, dependendo da sua disponibilidade. Independentemente se você optar por fazer treinos pela manhã (antes de ir trabalhar) ou à noite (depois do trabalho/faculdade), reserve ao menos uma hora por dia para realizar o treinamento.

Independente da fase de treinamento que você esteja lembre-se sempre de respeitar seus limites, preste atenção no seu corpo e execute a atividade de maneira consciente. Com qualquer sinal de mal estar, interrompa o treino e procure se restabelecer, não tente acompanhar o ritmo de outras pessoas, cada um está em um nível de condicionamento e cada um tem seu objetivo.

Saiba distinguir o MAL ESTAR do DESCONFORTO, a corrida acelera seu batimento cardíaco e proporciona muitas alterações fisiológicas durante o treino, sentir desconforto é normal, pois a respiração fica mais difícil, a fadiga muscular aparece, o corpo desidrata e etc. Mas, em casos de sintomas como tontura, escurecimento da vista, ou qualquer dor intensa o treino deve sim ser interrompido.

Boa sorte!


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Um comentário

Rodrigo Xavier disse...

Parabéns pelo site e pela iniciativa de divulgar informações sobre a prática da corrida.

Peço que por gentileza atribua os créditos do texto, o conteúdo foi baseado nas informações elaboradas pelo Professor Rodrigo da RX Assessoria Esportiva.

Veja em http://www.treinodecorrida.com.br/iniciantes

Obrigado

Grande abraço