Header Ads

Não é o ácido lático que provoca dor após os exercícios

http://www.megasaudavel.com.br/wp-content/uploads/2014/05/mega_saudavel_acido_latico-640x480.jpg

Lembro que quando eu entrei na faculdade de educação física, lá no meio da década de 90, tinha a certeza que a dor que sentia pós-exercício era por causa do acumulo do ácido lático na musculatura.

Na verdade, de lá para cá, descobriu-se que quando o praticante realiza mais exercícios do que está acostumado ou condicionado a fazer, não tendo oxigênio o suficiente para suprir esta necessidade, o seu organismo queimará a glicose sem aporte de oxigênio.

Você precisa de combustível para a realização de exercícios. Esse combustível é fornecido através de uma via chamada glicólise, quebrando carboidratos que é estocado na forma de glicogênio, produzindo, assim, um composto de alta energia chamado ATP. O ATP é então dividido, liberando energia e outras moléculas, incluindo o hidrogênio, ao longo de seus músculos. Esses íons causarão as dores do seu treino. Quando o hidrogênio se acumula em seus músculos, provoca uma queda no pH do seu corpo,  tornando-o mais ácido e interferindo na capacidade de suas fibras musculares contraírem. Por conta disto, você sente uma “queimadura” na musculatura e acaba reduzindo o desempenho no exercício.  Além do hidrogênio, a glicólise produz um subproduto chamado piruvato, que pode também auxiliar no armazenamento de íons de hidrogênio nos seus músculos e consequente formação de lactato, que tem como objetivo deixar o pH constante sem elevar muito a acidez. Nem sempre o piruvato acaba com os íons de hidrogênio rápido o suficiente a ponto de ele não estocar no músculo, ou seja, você pode ter uma sensação de fadiga causada por este hidrogênio que vai reduzindo aos poucos dentro de minutos a horas após o treino.


A queimação que a gente sente enquanto se exercita é eliminada muito rapidamente quando é causado por esses ions de hidrogenio. Ele é removido do sangue e dos músculos durante a recuperação após um exercício exaustivo. Em geral, são necessários 25 minutos de repouso-recuperação para remover a metade dele acumulado e que seria responsável apenas pelas sensações imediatas, durante e logo após a atividade

Durante um exercício submáximo, porém árduo, no qual o acúmulo não é tão grande, será necessário menos tempo para sua remoção durante a recuperação. 

Ele é mais velozmente removido se a recuperação ativa em baixa intensidade for empregada após o exercício, do que se o indivíduo permanecer em repouso (inativo) logo após o exercício.

As dores musculares pós-exercício, provavelmente, ocorrem devido à inflamação decorrente de lesões microscópicas nas suas fibras musculares. Nada de ácido lático/lactato/ions de hidrogenio.
 
Até a próxima!

Referências Bibliográficas:

  1. FoxNews.com
  2. Janet Hamilton, C.S.C.S. – Fisiologista do Exercício do Running Strong (Atlanta).



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário