Header Ads

Exercício aeróbio aumenta atividade de reparo do DNA



Processos patológicos e fatores ambientais influenciam diretamente na taxa de envelhecimento. Atualmente há um crescente interesse no estudo da mitocôndria, uma organela, que tem os seus níveis diminuídos com o passar da idade e, é essencial para a saúde e para o retardo do envelhecimento. Existe uma teoria que o processo de envelhecimento ocorre devido a produção de radicais livres com a respiração celular normal, o que acarretaria e um estresse oxidativo e mais futuramente a morte.
Uma redução na produção de ATP (energia) mitocondrial pode contribuir para uma resistência reduzida e uma fraqueza muscular. As atividades físicas são reguladas por centros cognitivos e podem aliviar o declínio progressivo nas funções mitocondriais ocorrido pelo envelhecimento. Os exercícios aeróbico e de resistência melhoram a síntese protéica muscular e a biogênese mitocondrial.
O exercício de resistência tem demonstrado reduzir a produção de radicais livres mitocondriais e protegem contra a apoptose (morte celular) mediada mitocondrial. Os exercícios atenuam o estresse oxidativo e aumentam a atividade de reparo do DNA. Além de melhorar a defesa antioxidante do organismo.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário