Header Ads

Como montar uma academia de ginástica

Fitness-Center



A procura por uma academia de ginástica se potencializa no verão e, se torna uma boa oportunidade de negócio. De acordo com o SEBRAE, o Brasil é o segundo no mundo em número de academias, podendo abranger ainda mais este mercado, focando a terceira idade, escolas e, empresas dispostas a oferecer saúde à seus funcionários.

Como montar uma academia de ginástica

Não é necessário ser formado em educação física para se tornar dono de academia, basta que contrate um profissional da área, realize um bom planejamento de negócios, e respeite a legislação do setor. As academias possuem um público alvo variado, o que pode ser um fator positivo no mercado.

Mercado de academias de ginástica no Brasil

No Brasil as academias de ginásticas aumentam de público no verão. Os donos de academia sofrem com a desistência constante de alunos que abandonam o treinamento após esta época. Para lucrar e investir na expansão do negócio, precisam se dedicar a gestão de pessoas, atendimento de qualidade, cursos diferenciados, planos mensais e venda.

Um bom planejamento de marketing poderá contribuir para a evolução da empresa, atraindo novos clientes e fidelizando a marca no mercado.

Equipamentos de uma academia de ginástica

A variedade de equipamentos para academia mais modernos como:
Esteira elétrica;
Bicicleta ergométrica;
Equipamentos variados para aulas de musculação;
Telefone;
Fax e computadores;
Aparelhos de ginástica modernos (preferencialmente eletrônicos);
Anilhas para musculação;
Tatames;
Aparelhos de frequência cardíaca; e,
Demais necessidades conforme o planejamento do empreendedor.

Estes podem ser um dos principais atrativos de público além de, uma variedade de aulas como pilates, yoga ou hidroginástica.


Investimento

O custo para se montar uma academia de ginástica é alto, no mínimo serão necessários 53 mil reais, sendo que, a maior parte desse dinheiro deverá ser destinado à compra de equipamentos. O restante do investimento será gasto com a abertura da firma, aluguel e possíveis reformas.

Localização e Estrutura

A localização deverá ser em local badalado como,  em bairros de grande movimentação, shoppings ou, centros comerciais.

A estrutura de uma academia de ginástica deverá ser programada de acordo com a necessidade das aulas oferecidas, onde poderão ser realizadas até quatro aulas diferentes no mesmo espaço. Estas salas não necessitam de aparelhos de ginástica específicos, no máximo serão necessários colchonetes, pequenas anilhas, aparelho para step e outos. Já, nas salas de musculação e spinning, os aparelhos deverão ser específicos e, as salas preferencialmente fixas e espelahdas. No projeto,  deverá conter também, espaço para uma recepção e uma sala de avaliação, piscina (opcional) e garagem. Tudo isto calculado num espaço mínimo de 250 m.

Funcionários

O quadro de funcionários deverá ser estabelecido de acordo com as aulas que o empreendedor pretende disponibilizar à seus clientes, além de,  uma recepcionista, uma ou duas faxineiras, um profissional em educação física e, instrutores de musculação, ginástica localizada, spinning e aeróbica…O profissionalismo nesta área deverá ser o de melhor qualidade disponível.

Dificuldades do setor

As maiores dificuldades encontradas no setor de acadêmias de ginástica no Brasil é a concorrência, desistência de alunos no inverno e,  excessiva carga tributária.

Dica:Coloque a disposição de seus clientes, produtos relacionados à atividades físicas como, malhas e acessórios.

Abertura da empresa

Contrate um profissional na área de Contabilidade para registrar a sua empresa de acordo com a legislação do setor e normas fiscais.

Uma academia de ginástica deve ser registrada no Conselho Regional de Educação Física e, se encaixa no perfil de prestadora de serviços na área da atividade física desportiva e similar. Procure o PROCON, os bombeiros e, a prefeitura de sua cidade para se informar melhor sobre as necessidades cabíveis para se montar uma academia de ginástica na sua cidade.

Se preferir procure por uma franquia de academia de ginástica.

Fonte


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário