Header Ads

Pesquisa: Células-tronco são produzidas com exercícios físicos


Mais um motivo para praticar exercícios físicos. Quando realizados de forma regular e intensa, eles podem fazer com que células-tronco do coração sofram um processo de regeneração, o que levaria ao desenvolvimento de novos músculos no órgão.

Os cientistas já tinham conhecimento que a produção de células-tronco poderia ser estimulada a partir de injeções de substâncias químicas conhecidas como fatores de crescimento, mas um estudo realizado pela Universidade John Moores de Liverpool, publicado na edição deste mês do periódico "European Heart Journal", pela primeira vez menciona que a simples prática de atividade física tenha um efeito parecido.

A pesquisa ainda se encontra em fase inicial, sendo realizada com camundongos saudáveis. Os roedores foram submetidos a uma rotina de duas semanas de exercícios físicos, o que resultou em 60% de células-tronco cardíacas que antes estavam adormecidas e depois se tornaram ativas.

O aumento do coração após o treinamento aeróbico já tinha sido detectado, mas o efeito era atribuído ao alargamento das células musculares cardíacas já existentes, conhecidas como cardiomiócitos e cuja perda pode levar à insuficiência cardíaca.

O novo estudo mostrou que os camundongos também tiveram 7% de aumento do número dos cardiomiócitos. A equipe agora avalia se ratos que sofreram ataques cardíacos podem vir a ter um benefício maior com a prática de exercícios. Futuras pesquisas serão realizadas para apontar os efeitos que os exercícios trarão nos pacientes humanos.




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .