Header Ads

Praticar esportes na areia aumenta o condicionamento físico


[credito=Divulgação]Em época de férias, muitas pessoas aproveitam para curtir o parque e tomar sol. É comum, como forma de atividade em grupo, que as pessoas pratiquem futevôlei, frescobol ou futebol. Segundo o Dr. Weldson Muniz, ortopedista do Hospital Santa Luzia, "fazer caminhadas e praticar esportes na areia são atividades saudáveis, que estimulam um número maior de músculos do corpo e diminui o impacto causado pelo exercício".


No verão, geralmente, as pessoas se exercitam mais para manter a boa forma. Além de aliviar o estresse, ir ao parque para praticar atividades físicas faz bem à saúde, pois a areia muda a forma como você pisa, diminuindo os impactos que seu corpo sofre quando pratica esportes no campo ou na quadra. "A redução do impacto, facilitado pela areia, aumenta a resistência dos músculos, melhorando o desempenho do atleta fora da areia", afirma o ortopedista.


Atividades praticadas por quem não tem costume de se exercitar precisam ser feitas com moderação para que não haja lesões, uma vez que a areia exige um pouco mais de condicionamento físico. "A prática exagerada de atividades na areia pode causar sobrecarga muscular e desencadear lesões em longo prazo, como tendinites", comenta Weldson. A irregularidade dos campos de areia podem causar torções devido à instabilidade da pisada. "O tornozelo e o joelho são os mais afetados quando o exercício é feito de maneira errada ou exagerada", afirma o especialista.


Vale lembrar que é preciso fazer alongamentos, se expor ao sol até às 10h e após as 16h, utilizar filtro solar sempre e se hidratar, para que não haja problemas. "Atividades na areia são sempre ao ar livre, a preocupação com a exposição solar deve ser redobrada. Passar filtro solar de duas em duas e se hidratar é imprescindível para a saúde e o bem estar", ressalta o especialista.




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .