Header Ads

Plano de Aula: coordenação para iniciação esportiva infantil


Partindo do principio que os alunos já vivenciaram diferentes modalidades esportivas como: Atletismo, ginástica, futebol, basquetebol entre outros. Começaremos a controlar a coordenação de alguns movimentos vivenciados em aulas passadas.

Turma/Série: 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II

Faixa etária: 13 e 14 anos

Período: Manhã

Duração: 35 minutos

Material: corda, cone e arco.

Objetivo da aula:

          Trabalhar o controle motor do aluno, coordenadamente com seus movimentos, usando tarefas onde os mesmos vivenciaram algumas modalidades esportivas.

Objetivo do aluno:

           Com a realização dos movimentos na tentativa de executar os mesmos de maneira coordenada, o aluno passara por uma transformação que ocorrera durante as atividades, tendo condições de reconhecer seu próprio corpo referente ao espaço e maior controle motor nas execuções das tarefas, onde permitira coordenar movimentos de membros superiores e inferiores com maior facilidade.

  • Dividiremos o trabalho em estações, com auxilio de cada professor responsável pela aula. Cada estação terá um tempo entre 1minuto e 1 minuto e 30 segundos. Posteriormente haverá um rodízio depois deste período. Em cada estação terá 2 ou 3 alunos (Conforme a quantidade de alunos disponível).

Parte Inicial:

           O professor fará uma breve explicação sobre cada estação aos alunos. Facilitando a prática que vira posteriormente.

Obs: Mesmo que não seja aplicado na aula em questão, seria importante um aquecimento antes da parte principal  já que as atividades vão exigir esforço dos alunos. Caberia a execução perfeitamente.

Parte Principal:

Estações:

  • 1. Deslocamento lateral, esquerda-direita entre os cones.
  • 2. Deslocamento frente, lateral, costas com elevação dos joelhos entre os cones.
  • 3. Saltitos laterais com pés alinhados e juntos entre os cones.
  • 4. Saltos laterais com um apoio (um só pé) salta para o lado esquerdo e apóia com o pé direito e salta para o lado direito com apoio do pé esquerdo com cordas.
  • 5. Saltos Laterais entre cones. O aluno sentará ao lado do cone (dominante ou não), braços e pernas flexionados, o mesmo devera levantar sem auxilio dos membros superiores e saltara para o outro lado. Com a queda do corpo totalmente estendido sentando ao lado do cone devendo repetir o gesto em todo o percurso.
  • 6. Elevação de joelhos coordenada com elevação dos membros superiores: Lateralmente e de frente para os cones, perna esquerda e elevando o braço direito. Perna direita e elevando o braço esquerdo. Na elevação da perna direita (exemplo) a esquerda devera manter-se em contato com o solo.

Obs :  1 vez com o lado direito e outro com o esquerdo.

  • 7. Lançamento de arcos com membros superiores coordenados fazendo gesto mecânico de extensão e flexão de ombro: o aluno jogara o arco com o braço direito e rebera com o esquerdo. Devera lançar no plano baixo da trajetória e recebê-lo no plano alto da trajetória.
  • 8. Saltos e saltitos sobre os cones com as pernas alinhadas e pés juntos. Saltitos sobre o cone na parte mais baixa e saltos na parte mais lata do cone.
  • 9. Corrida coordenada entre braços e pernas em espaço longo e próximo, frente na ida e costas na volta.
  • 10. Saltar corda (pular corda): abaixar e pegar acorda sentando 1 vez. Abaixar e soltar a corda estendendo todo o corpo. Depois repetir todo o movimento com aumento nos saltos das cordas.

 

  • 11. Competição:

                 Cobrando o que foi executado em aula referindo-se a coordenação dos movimentos, ocorrera a seguinte disputa em uma das estações:

                 Serão formados corredores em forma de estafetas onde cada equipe terá como principal objetivo percorrer o trajeto determinado. Cada integrante passara dentro do arco (seguro pelo professor) e voltara correndo coordenadamente tocando na mão de seu amigo que fará o mesmo. A equipe que conseguir ir e voltar com todos os integrantes primeiro   será considerada a vencedora.

Parte Final:

                Através de uma reflexão os professores conversaram com os alunos a respeito da aula e ressaltaram sobre a importância da execução coordenada dos movimentos para futuras praticas esportivas ao longo da vida.

OBS: Aula pode ser adaptada para escolinhas de esporte.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .