Header Ads

Psicomotricidade aquática

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCze10fS86uQBhQyPJ4HD0AaknGhWWxE8hJVCdOOxOylV-L5b0024rGlAZT6jhBmqs6z_STpJ4F92_GyUcwPTybt93LU2hr5bS45WG-yyyOOLVrUIfdJGXZYduJQjQ17Zzl0X3_bRSy_o4/s1600/congresso.jpg

A psicomotricidade é conceituada como ciência da saúde por representar a expressão motora através da utilização psíquica e mental do individuo, transformando o pensamento em ato motor harmônico. A psicomotricidade tem como principal função coordenar e organizar as ações gerenciadas pelo cérebro manifestando em conhecimento e aprendizado.

A psicomotricidade aquática se caracteriza por um conjunto de ações onde a exteriorização corporal é utilizada como meio de melhorar as relações da pessoa consigo mesma, porque a água permite que o paciente realize movimentos que se fossem executados fora do meio aquático varias pessoas não conseguiriam.

O meio aquático esta relacionado com o meio intra-uterino, até chegar ao nascimento pois sabemos, que  o feto esta banhado por um liquido chamado liquido amniótico que esta na mesma temperatura de seu corpo, e quando a criança nasce ela entra em um mundo totalmente desconhecido que não esta mais em harmonia com as sensações internas.

Para que se obtenha sucesso nas atividades aquáticas é necessário planejar o trabalho que sera executado, e estabelecer objetivos que deveram ser atingidosmesmo que não tenha um momento estabelecido para a realização da atividade.

Os objetivos de a Psicomotricidade Aquática trabalhar a coordenação motora possibilitando desafios e na água, melhorar o tônus muscular e a postura que são modificados de acordo com empuxo e a ação da gravidade, realizar exercícios de equilíbrio, trabalhar a esquematização corporal onde ira ajudar o paciente a se adaptar com relação ao espaço e o tempo.

 

Psicomotricidade Aquática na Paralisia Cerebral

A paralisia cerebral é uma lesão de uma ou mais partes do cérebro, que é provocada pela falta de oxigenação das células cerebrais. As lesões cerebrais podem acontecerde três formas: Antes  do parto, Durante o parto, e Após o parto. A natureza da deficiência motora varia de acordo com a época, localização,e o grau que a lesão cerebral tenha acometido.

 

Exercícios Realizados em Meio  Aquático

FORTALECIMENTO – membros comprometidos (neurônio motor superior ou inferior): movimento com auxílio da flutuabilidade sem aumentar o tônus.

RESTABELECER E ESTIMULAR AS REAÇÕES DE ENDIREITAMENTO – TRONCO E CABEÇA – Densidade relativa, turbulência e metacentro. Progressão aos exercícios: instruir o paciente a olhar em várias direções (para cima, para baixo, para os lados), a abaixar um braço e a movê-lo para frente e para trás, a mover ambos os braços na água, a flexionar uma perna.

REEDUCAR OS PADRÕES CENTRALIZADOS – déficit de movimento e controle nas cinturas escapular e pélvica. Rotações.

REEDUCAR OS PADRÕES RECÍPROCOS DE MOVIMENTOS – coordenação e ritmo dos movimentos: base para os padrões funcionais da locomoção.

MELHORA DA FUNÇÃO – equilíbrio e coordenação, redução do medo de cair, maior tempo de reação, melhora da dor, rolamentos, transferências.

 

Síndrome de Down

A Síndrome de Down é um distúrbio genético causado pela presença do cromossomo 21.A síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. As pessoas portadoras da síndrome de Down possuem uma habilidade cognitiva abaixo da media e um leve retardo mental. Este distúrbio genético é o mais comum, estimado de 1 para cada 800 nascimentos.

 

Exercícios Realizados em Meio Aquático

Os Principais métodos aquáticos realizados na Síndrome de Down é o método halliwick que esta baseada em exercícios para o controle do equilíbrio que consiste em rotações nos diferentes eixos do corpo e equilíbrio com turbulência tendo como principal objetivo o aumento da estabilização postural,tronco, pelve, e membros inferiores e facilitação das reações de equilíbrio. O método halliwick ainda visa melhorar dos ajustes mentais gerando autoconfiança na água. Outra técnica que pode ser aplicada é o método Bad Ragaz que executa exercícios de  Fortalecimento, melhora da coordenação dos padrões de movimento normais, melhora  ganho de estabilidade do tronco, aumenta a amplitude de movimento articular,  realiza adequação do tônus muscular, e proporciona ganho de capacidade aeróbica.

 

Acidente Vascular Cerebral ( AVC)

É caracterizado pela perda da função neurológica decorrentes a hemorragia ou isquemia dos vasos sanguíneos cerebrais. É uma doença que possui inicio súbito onde o paciente apresenta paralisação, dificuldade de movimentação dos membros de um mesmo lado do corpo, dificuldade na articulação das palavras, e déficit visual.

 

Exercícios Realizados em Meio Aquático

Para executar atividades aquáticas em pacientes neurológicos, o primeiro passo é organizar o tônus muscular para ser possível a realização dos exercícios na água.Os exercícios aquáticos para o tratamento de pacientes neurológicos foi dividido em três partes:

Membros inferiores – batimento de pernas na água com apoio em barra lateral em decúbito dorsal e ventral, treino de marcha subaquática anterior, posterior e lateral e marcha em rampa;

Membros superiores – batimento de braços com apoio em bóia, exercício ativo-livre ou resistido com rolo de espuma bilateralmente em todos os planos de movimento, arremesso de bola de borracha com água;

Tronco e equilíbrio corporal - marcha com arremesso de bola de borracha, rotação de tronco subaquática, flutuação com apoio em bóia.

 

Artrite Reumatóide

Artrite reumatóide (AR) é uma desordem auto-imune de etiologia desconhecida caracterizada pela ocorrência de vários episódios de processos inflamatórios reativos que podem afetar muitos tecidos e órgãos - pele, vasos sangüíneos, coração, pulmões e músculos - mas que ataca principalmente as articulações (preferencialmente articulações periféricas e esqueleto axial), produzindo uma sinovite proliferativa não supurativa que progride frequentemente para a destruição da cartilagem articular e anquilose das articulações.

 

Exercícios Realizados em meio Aquático

O tratamento aquático na artrite reumatóide pode ser realizado atravez de atividades enfatizando a movimentação de punho e mão, pés e tornozelos, incluindo movimentos de flexão e extensão de membros inferiores com auxilio de flutuadores, e alongamentos.

 

Considerações Finais

Ao realizar o presente estudo, conclui-se que a hidroterapia pode oferecer um resultado eficiente para pacientes com os distúrbios citados acima, através dos métodos hallwicki e Bad Ragaz, exercícios de fortalecimento na água, controle de equilíbrio e exercícios de coordenação motora.

 

Referências

Oliveira, C.E.N.; Salina, M.E.; Anunciatto, N. Fatores Ambientais que Influenciam a Plasticidade do SNC. Acta Fisiatrica.n.8, p.6-13, 2001.

Ruoti, Richard, et al. Reabilitacao Aquatica, ed. Manole, Sao Paulo, 2000.

Carmo,P.I.A Hidroterapia Aplicada a Paralisia Cerebral Espastica Extraído de:

http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/neuro/hidroterapia_espastica.htm

Romão, L.A Efeitos da Hidrocinesioterapia no Paciente Portador da Sindrome de Down Extraído de:

www.unisuam.edu.br/corpus/pdf/2009Volume5N2/Artigo_5.pdf

Novaes,D.R ,Miranda,S.A, Avelar,P.C.N, Gomes,F.W Exercícios Aquáticos em Portadores de Incapacidade: Abordagem na Lesão Cerebral Extraído de:

http://www.efdeportes.com/efd126/exercicios-aquaticos-em-portadores-de-    incapacidade-lesao-cerebral.htm

Ferreira,F.R.L, Pestana, R.P, Oliveira,J. Ferrari,M.A.R Efeitos da Reabilitação Aquática na Sintomatologia e Qualidade de Vida de Portadores da Artrite Reumatoide Extraído de:

http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/fpusp/v15n2/05.pdf




Autora:

Cariane Souza.

Faculdade Dom Bosco.

Contato: cariane_cari2110@yahoo.com.br




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .