Header Ads

Efeito do step-training no aumento da força muscular em mulheres idosas saudáveis

http://www.actual.esp.br/images/step_com_base_editado.jpg

O declínio na capacidade fisiológica dos seres humanos é uma consequência inevitável do processo de envelhecimento biológico. Uma das alterações é a diminuição da capacidade de produzir força muscular em função, por exemplo, da redução da área de seção transversa do músculo.

Essa alteração dos níveis de força muscular pode limitar a capacidade de realização das atividades da vida diária e aumentar o risco de quedas, o que leva à diminuição da autonomia motora e, consequentemente, da qualidade de vida das pessoas idosas. Como os extensores e flexores do joelho estabilizam a articulação, o declínio da força desses grupos musculares também reduz a capacidade de absorção de impactos, ou seja, diminui a capacidade em proteger a articulação contra cargas mecânicas.

Neste sentido, atividades que proporcionem um aumento da força muscular são recomendadas para idosos, porque podem resultar em benefícios para o desempenho funcional. Vários estudos investigaram o impacto de programas de treinamento com pesos em parâmetros da força muscular em idosos e no equilíbrio. Diferentes autores relatam que o step-training pode ser usado como meio de treinamento para desenvolver a força muscular.

Entretanto, poucos estudos avaliaram o efeito do step-training em parâmetros da força muscular e resultados de pesquisas sobre o efeito desta atividade na resposta da força muscular de membros inferiores em pessoas idosas ainda não foram relatados. O fato de que o step-training é uma atividade caracterizada por subir e descer de uma plataforma de altura regulável, com ritmo variado e movimentos coreografados, que submete os indivíduos a uma demanda moderada e repetida de força de reação no solo (1.95 a 2.32 vezes o peso corporal), espera-se que esta atividade represente um estímulo mecânico suficiente para provocar adaptações no sistema neuromuscular, que possibilitem um aumento da força muscular.

A atividade eletromiográfica dos grupos musculares extensor e flexor do joelho aumenta, significativamente, quando a altura da plataforma é elevada. Portanto, o estímulo de treinamento pode ser modulado por meio da alteração da altura de subida/descida. Desta forma, o objetivo do presente estudo foi investigar o efeito de um programa de seis semanas de step-training nos parâmetros trabalho e potência de membros inferiores, mensurados em aparelho isocinético, em mulheres ativas fisicamente acima de 60 anos de idade.

Veja aqui o restante do artigo



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .