Header Ads

Atestado médico e a aula de Educação Física

http://www.unimedrio.com.br/images/img_pvm_esporte.jpg


Qual é o professor  que trabalha em escola que nunca se deparou com um atestado médico trazido pelo aluno para não fazer as aulas de Educação Física?

Trabalhei em escola durante anos. Recebi os mais diferentes tipos de atestados. E, orientada pela direção da escola, tive que aceitá-los, por mais absurdos que eles me parecessem.  É claro que, se um aluno aparece com uma bota de gesso no pé, não há o que contestar. O gesso o impede de realizar atividades físicas, logo impossibilita a prática da aula. Mas e quando não existe uma causa visível? E quando chega a você um atestado para uma menina de 14 anos que tem como médico um geriatra? Como proceder?

Eu não posso dizer que a menina de 14 anos não está apta para a prática da Educação Física. E nem que ela está. Sob esse aspecto, o professor de Educação Física fica com as mãos atadas, sem ter o que fazer, a não ser aceitar aquele atestado. Porém, a aluna em questão não precisa ficar a aula de Educação Física sem fazer nada, observando os colegas de turma fazerem a aula. A criação de afazeres para ocupar o tempo desses alunos nesse período deve ser pensada.  Assim, evitaria que esses alunos dispensados ficassem obsoletos nesse período.

Enquanto matéria, a Educação Física ainda se ressente de igualdade de tratamento. O aluno pode trazer um atestado e é dispensado da aula porque teve uma indisposição estomacal, teve uma noite mal dormida, está resfriado. Mas você, professor, já viu algum aluno ser dispensado da aula de matemática porque está passando um período ruim dentro de casa e não tem condições de se concentrar em cálculos?

O uso do atestado médico sem razão deve ser combatido, até porque sabemos os benefícios que a Educação Física Escolar promove nos alunos.  E acredito que a criação de atividades para "os liberados" vai fazer a Educação Física ser ainda mais valorizada.

Até a próxima!

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário