Header Ads

Celular vira personal trainer e ajuda a emagrecer

O tempo vai passando e os sedentários começam, literalmente, a sentir o peso de uma vida repleta de comodidade, proporcionada em grande parte pelos recursos tecnológicos que facilitam o dia a dia e nos prendem por horas em frente ao computador. Mas que tal contar com uma ajudinha da própria tecnologia para dar aquela aquela virada na rotina e obter grandes resultados para a saúde e aparência, como fizeram os nossos heróis Zeca Camargo e Renata Ceribelli no quadro "Medida Certa" do Fantástico?

Abaixo há alguns aplicativos para smartphones que auxiliam na organização do treino das mais diversas atividades físicas. São grandes aliados que estão virando uma verdadeira febre mundial, para ajudar a controlar tempo, quantidade e regrar os exercícios e, claro, divertir.

RunKeeper

Através da integração com o GPS do telefone celular (iPhone, Android), o aplicativo faz um rastreamento da distância percorrida durante o exercício físico e registra também dados como tempo, velocidade, passos e calorias queimadas. O RunKeeper armazena todas essas informações e permite, inclusive, que o usuário programe melhorias em seu treino. A cada atividade concluída, o aplicativo envia os dados para o site do fabricante, gerando relatórios.

Além de ser muito intuitivo, o RunKeeper permite que o usuário compartilhe informações sobre os seus exercícios com seus contatos no Twitter e Facebook.

Aplicativo para smartphone registra informações sobre exercícios físicos (Foto: Reprodução)

Endomondo Sports tracker

Com versões para iPhone, Android, Black Berry, Windows Phone 7 e SymbianOS, o Endomondo pode ser baixado gratuitamente no site do fabricante. Através do recurso de geolocalização do smartphone, o aplicativo monitora dados como tempo, distância e velocidade de cada atividade física. Outra informação que o aplicativo apresenta é a medição do gasto calórico dos exercícios. A interface do programa é muito simples e intuitiva. A cada nova atividade, o usuário precisa apenas fornecer informações básicas sobre o exercício que está iniciando.

Mas um dos destaques do Endomondo é a possibilidade de integrá-lo a monitores cardíacos via bluetooth. Além disso, o aplicativo tem um campo para que o usuário programe músicas para escutar durante a realização do exercício físico.

E para que ninguém se sinta sozinho nessa mudança de hábito, através do site do Endomondo, o usuário pode localizar contatos de suas redes que já estejam praticando atividades físicas e pessoas próximas à sua região.

Aplicativo também permite integração com monitores cardíacos  (Foto: Reprodução)

LogYourRun

Além das características dos aplicativos já citados, com medição via GPS de rotas, distâncias, velocidades de cada exercício através de aplicativo gratuito para iPhone ou iPod Touch, através do seu site, o LogYourRun oferece programas de treinamentos, que podem escolhidos ou personalizados de acordo com as características do usuário, tais como a atividade preferida, dias e tempo disponíveis para a prática de exercícios.

Para criar uma conta gratuita, o usuário precisa responder a um breve cadastro. Montado o programa de treinos, o serviço oferece o recurso de agenda, que mostra as atividades marcadas para cada dia e horário. O serviço também pode ser acessado através do browser do celular pelo endereço www.logyourrun.com/mobile, informando usuário e senha cadastrados.

Também através do site do fabricante, o atleta pode acessar relatórios com gráficos sobre o seu desempenho e atividades realizadas. Além disso, o serviço permite que o usuário armazene suas rotas, que podem ser revisadas e compartilhadas com amigos em redes sociais.

Aplicativo fornece programas de treinamento (Foto: Reprodução)

Nike+

O fabricante de artigos esportivos disponibiliza no site do Nike+ uma série de funções relacionadas a corridas, que vão desde programas de treinamento, monitoramento do desempenho, estabelecimento de metas, desafiar outros participantes e, claro, compartilhar tudo via redes sociais.

O carregamento das atividades físicas pode ser feito tanto a partir de aplicativo para iPhone e iPod touch, quanto a partir da aquisição de kits do fabricante, que contém um sensor para ser instalado no tênis, cujas informações devem ser enviadas pelo usuário para o site do Nike+.

Mas para quem prefere usar o iPhone ou iPod, o aplicativo Nike+ GPS pode ser adquirido via iTunes. A partir daí, é instalar o aplicativo e começar a usar. Ao iniciar o programa, o usuário encontra três opções de corrida: a primeira sem meta estabelecida, a segunda com meta por tempo e a terceira por distância, através de integração com o GPS do iPhone. E para quem prefere usar a esteira para fazer corrida, o aplicativo usa o acelerômetro para obter os dados.

Além de permitir que o usuário envie os dados sobre a corrida em tempo real para o Facebook e Twitter, o aplicativo também tem recurso que permite programar músicas para ouvir durante o exercício. Se a função Voice Feedback for ativada, o Nike+ GPS emite avisos sonoros sobre tempo e distância percorridos.

As informações sobre cada corrida podem ser armazenadas no próprio aplicativo e também sincronizadas no site do fabricante, a partir da conta do usuário.

Couch to 5k

Do sofá a 5 km de corrida. Essa é a proposta do aplicativo Couch to 5km, que inclui um programa de treinamento para que o usuário consiga correr regularmente até 5 km ou 30 minutos em nove semanas. O aplicativo, que tem versão para iPhone e iPod, pode ser adquirido via iTunes .

O destaque do Couch to 5km é que ele possui um planejamento com treinos durante três vezes por semana. É uma espécie de personal trainer eletrônico, que diz ao usuário o que ele deve fazer gradualmente. Basta iniciar o programa, colocar os fones de ouvido e seguir as orientações do treinador eletrônico. A cada semana, a atividade vai ficando mais puxada. O Couch to 5km é multitarefa, permitindo a execução de músicas durante as atividades físicas. O aplicativo também permite compartilhar as informações sobre o treino com contatos do Facebook e Twitter.

Aplicativo orienta o usuário como realizar os exercícios (Foto: Reprodução)

Mas para quem acha que fazer o download dos aplicativos e partir para a mudança de hábito basta, vai um alerta da coluna: jamais dispense a orientação de profissionais da saúde. Apesar de os aplicativos serem grandes aliados, são os médicos e nutricionistas que irão determinar os limites de cada corpo e apontar o melhor caminho para cada situação.

FONTE: G1



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário