Header Ads

Pilates como atividade física para quem tem Escoliose






Imagem inline 1


Quem tem problemas de coluna nem sempre pode praticar alguns exercícios físicos. Mas uma atividade recomendada é o Pilates, método de treinamento indicado para qualquer pessoa. O exercício pode ser praticado tanto por quem quer fortalecer a musculatura, tem sérios problemas de coluna ou até um atleta de alto nível. A técnica consegue, com seus equipamentos e atendimento personalizado, promover melhora em pacientes e aumentar a performance de esportistas.

Curso online específico de Pilates em Escolioses

Para a pessoa que tem escoliose, apesar de sabermos que o Pilates é uma alternativa, é preciso ter cuidado. A escoliose é uma deformidade da coluna vertebral que pode ser causada por irritações nervosas, diferença no comprimento dos membros inferiores, contraturas musculares e, principalmente, por problemas posturais.

É importante todos os exercícios estimularem, igualmente, os dois lados do corpo auxiliam no tratamento e na prevenção da escoliose, como a natação, a ioga, o Pilates, a caminhada, a hidroginástica e, em alguns casos, a musculação.

Dicas para o dia-a-dia do praticante de atividade com escoliose:

- Atenção na postura em que você fica durante o seu trabalho, se ficar sentado, alinha-se, mantenha sua postura alinhada e de forma que não tencione os músculos, principalmente, cervicais e lombares;

- Tenha cuidado ao carregar pesos, levante os pesos de forma correta, e tente carregá-los divididos entre os lados, caso isso não seja possível reveze entre os ombros e/ou braços;

- Use calçados adequados no seu dia a dia e quando for realizar alguma atividade física use obrigatoriamente tênis;

- Sempre respeite as limitações do seu corpo, principalmente em caso de dores;

- Pratique atividade física e siga a orientação de um profissional qualificado, não tente fazer um treino ou tratamento sozinho, isso poderá ser muito prejudicial ao seu bem estar e saúde física de seu corpo.

Alguns exercícios de Pilates têm sido usados dentre os procedimentos de fisioterapia como fins terapêuticos, reeducação neuromuscular, atividade funcional e estabilização central. Entretanto, o critério de escolha das variáveis, como a posição do indivíduo e o posicionamento da mola, que modulam a sobrecarga dos exercícios no Pilates ainda vêm sendo realizados por meio de avaliações subjetivas.

O Pilates funciona como uma ferramenta poderosa para corrigir posturas anormais como a escoliose, por fornecer exercícios que trabalham o corpo em sua totalidade, permitindo não só a participação ativa do paciente, mas um treino gradativo que lhe permite conhecer seu próprio corpo em profundidade.

Conheça esse curso online específico de Pilates em Escolioses.

Você não pode perder:

Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
100 planos de aulas + 100 atividades de Educação Física Escolar
Drive Virtual de Educação Física

Tecnologia do Blogger.