Header Ads

5 verdades e 5 mitos sobre o Pilates








Uma das modalidades que tem tido uma grande adesão por parte do público feminino é o pilates. Então vamos deslindar mitos e desvendar verdades sobre a prática desta atividade.

VERDADES:

1 – É importante a prática de pilates por parte de mulheres grávidas. Ajuda a trabalhar a postura, alivia e previne as dores e prepara o corpo para o parto com o fortalecimento do períneo.

2- O pilates pode ser praticada por idosos pois traz benefícios para as pessoas desta faixa etária que a pratiquem. Tais como: o aumento da força e da flexibilidade muscular, o aumento da mobilidade articular e a melhoria do equilíbrio e da postura.

3 – É bom para o humor. Para além de melhorar a autoestima de quem pratica a modalidade, o pilates liberta endorfinas que são responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar, diminuindo assim o stress e trazendo o bom humor.

4 – Ajuda a melhorar a postura. Ao trabalhar a flexibilidade e a resistência muscular o pilates corrige qualquer desequilíbrio existente no nosso corpo.

5 – Melhora o funcionamento dos órgãos internos. Ao estimular os músculos que sustentam a coluna, os órgãos internos e a postura, é formado um cilindro que traz estabilidade corporal, que protege a coluna durante as atividades corporais e melhora significativamente o funcionamento dos órgãos internos.

MITOS:

1 – O pilates não deixa as pessoas mais altas. Existe sim uma melhoria no alinhamento e na postura corporal graças à junção de fatores como o aumento da flexibilidade muscular e da mobilidade articular.

2 - O pilates não é parecido com o ioga. A diferença reside na adaptação de exercícios de ballet e circenses para a prática do desporto para além das ligações existentes com o controlo com o corpo e a mente oriundas do desporto oriental.

3 – Fazer pilates não diminui a barriga. O desporto consegue definir os músculos. Para perder a barriga tem-se de juntar à prática do desporto, atividades aeróbicas e uma alimentação saudável.

4 – Dos mais importantes: a prática de pilates não emagrece. Realizado de forma isolada, o desporto não vai contribuir para a perda de gordura, pois não é uma atividade com alto gasto de calorias.

5 – Pilates não é musculação. Ambas as atividades tem a função de tonificar e criar músculo e são, maioritariamente, atividades complementares.

Você não pode perder:

Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
100 planos de aulas + 100 atividades de Educação Física Escolar
Drive Virtual de Educação Física

Tecnologia do Blogger.