Header Ads

5 verdades e 5 mitos sobre o Pilates

O que é Pilates Solo? Conheça tudo sobre essa modalidade!

Uma das modalidades que tem tido uma grande adesão por parte do público feminino é o pilates. Então vamos deslindar mitos e desvendar verdades sobre a prática desta atividade.

VERDADES:

1 – É importante a prática de pilates por parte de mulheres grávidas. Ajuda a trabalhar a postura, alivia e previne as dores e prepara o corpo para o parto com o fortalecimento do períneo.

2- O pilates pode ser praticada por idosos pois traz benefícios para as pessoas desta faixa etária que a pratiquem. Tais como: o aumento da força e da flexibilidade muscular, o aumento da mobilidade articular e a melhoria do equilíbrio e da postura.

3 – É bom para o humor. Para além de melhorar a autoestima de quem pratica a modalidade, o pilates liberta endorfinas que são responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar, diminuindo assim o stress e trazendo o bom humor.

4 – Ajuda a melhorar a postura. Ao trabalhar a flexibilidade e a resistência muscular o pilates corrige qualquer desequilíbrio existente no nosso corpo.

5 – Melhora o funcionamento dos órgãos internos. Ao estimular os músculos que sustentam a coluna, os órgãos internos e a postura, é formado um cilindro que traz estabilidade corporal, que protege a coluna durante as atividades corporais e melhora significativamente o funcionamento dos órgãos internos.

MITOS:

1 – O pilates não deixa as pessoas mais altas. Existe sim uma melhoria no alinhamento e na postura corporal graças à junção de fatores como o aumento da flexibilidade muscular e da mobilidade articular.

2 - O pilates não é parecido com o ioga. A diferença reside na adaptação de exercícios de ballet e circenses para a prática do desporto para além das ligações existentes com o controlo com o corpo e a mente oriundas do desporto oriental.

3 – Fazer pilates não diminui a barriga. O desporto consegue definir os músculos. Para perder a barriga tem-se de juntar à prática do desporto, atividades aeróbicas e uma alimentação saudável.

4 – Dos mais importantes: a prática de pilates não emagrece. Realizado de forma isolada, o desporto não vai contribuir para a perda de gordura, pois não é uma atividade com alto gasto de calorias.

5 – Pilates não é musculação. Ambas as atividades tem a função de tonificar e criar músculo e são, maioritariamente, atividades complementares.
 
Dominar a avaliação no Pilates vai trazer uma maior eficiência no planejamento do trabalho do profissional.

Um guia que traz o passo a passo de uma boa avaliação no Pilates, tanto no solo (mat pilates), quanto nos aparelhos. Com ele, você vai aprender a saber o nível de capacidade do aluno, descobrir suas dificuldades e o que precisa trabalhar para chegar ao objetivo mais rápido e entregar o melhor resultado possível. Clique aqui e saiba mais 
 


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário