Header Ads

10 dicas para iniciar uma atividade física

O verão está próximo. O período climático, que começa em dezembro, é uma das estações mais esperadas do ano. Por isso, a corrida para as academias aumenta nos meses de agosto e setembro. Além disso, muita gente que nunca pensou em fazer atividade física passa a ter esse hábito em busca da forma ideal para encarrar a estação mais quente do ano.

A prática esportiva não ajuda apenas com a estética. Se realizada de forma consciente e programada, ela pode ajudar a controlar e prevenir uma série de doenças, como obesidade, diabetes, colesterol, triglicérides, entre outros.

Para quem está querendo começar a praticar algum tipo de esporte, segue 10 dicas informativas sobre a importância e os cuidados que devem ser tomados ante de começar alguma atividade física.

1- Deve-se sempre fazer uma avaliação médica prévia, principalmente se a pessoa tem mais de 35 anos ou doenças como diabetes, hipertensão, colesterol, triglicérides, doenças da coluna ou artrose, entre outras.

2- Não é recomendável usar hormônios ou termogênicos sem indicação médica para melhorar o desempenho do exercício.

3- É importante fazer uma dieta equilibrada em conjunto ao exercício para obter um resultado satisfatório.

4- Outra dica é escolher um exercício que goste e que seja de acordo com o seu objetivo: emagrecer, ganhar massa muscular, controlar ou diminuir risco de doenças cardiovasculares ou de outras doenças.

5- Esse exercício deve ficar em um local de fácil acesso para evitar faltas, por exemplo, perto de casa ou do trabalho. Se a pessoa não gosta de se exercitar sozinho, pode ser importante a companhia de um amigo para ter incentivo.

6- A alimentação deve ocorrer de 30 a 60 minutos antes da atividade física. Ela deve conter carboidratos para evitar mal estar durante o exercício. Ficar sem comer antes das atividades pode causar perda de massa magra (musculatura) ao invés de gordura.

7- É importante beber de 300 a 500 ml de líquidos cerca de 30 a 60 minutos antes e aproximadamente 200 ml a cada 30 minutos durante o exercício. Quando a temperatura for maior ou quando a atividade for muito intensa, essa reposição de líquidos deve ser aumentada.

8- Aquecimento antes dos exercícios é fundamental. Esses cuidados reduzem os riscos de lesões.

9- Faça regularmente o treino escolhido com equipamentos adequados. Dê preferência aos locais ou horários em que a temperatura esteja agradável. Se os exercícios forem intensos, o corpo precisa de pelo menos um dia de descanso na semana.

10- É recomendável a orientação de um educador físico. Inicie gradualmente e, caso apresente muitas dores ou desconforto, relate ao profissional para diminuir a intensidade ou trocar o tipo de exercício.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .