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Tênis neutro não aumenta risco de lesões na corrida






Você está saudável e planeja começar a correr? Para esses casos, muitos especialistas indicam a avaliação do tipo de pisada e a escolha de um tênis adequado. Elas podem ser:

Pronada: o pé fica apoiado em sua banda de fora e faz uma rotação para dentro;

Supinadas: o pé é apoiado na face externa do calcanhar e segue seu trajeto para dentro até a elevação do dedão;

Neutras: é a pisada com a região central do pé.

No entanto, um novo estudo, conduzido por pesquisadores da Aarhus University e publicado pelo British Journal of Sports Medicine, no dia 13 de junho, mostra que não há riscos de lesões relacionados ao uso de tênis neutros durante a corrida para iniciantes que tenham pisada pronada ou supinada.

Uma lesão relacionada à corrida foi definida como qualquer complicação músculo esquelética de membros inferiores ou costas causada pela corrida.

Os pesquisadores acompanharam 927 corredores saudáveis por 12 meses. Eles foram avaliados e seus tipos de pisada classificados em: muito supinada; supinada; neutra; pronada; muito pronada. Todos eles receberam o mesmo modelo de tênis neutro para corrida, independente de seu tipo de pisada. A frequência de corrida era de pelo menos uma vez por semana. Durante o período de estudo foram corridos 163,401 Km e 252 pessoas sofreram lesões.

Quando comparados corredores com pisada neutra e corredores com pisada pronada, os pesquisadores detectaram que os portadores de pisada pronada tiveram um número significativamente menor de lesões. Os achados indicam ainda que corredores com pisada supinada não tem risco maior para lesões que corredores com pisada neutra.

Segundo os pesquisadores, a descoberta vai contra um conceito assumido por muitos anos: que o risco de lesões é maior ao correr com tênis neutro, que não tem suporte adequado para a pisada pronada ou supinada. Eles chamam atenção para a necessidade de atentar a outros fatores de risco, como sobrepeso, volume de treino e lesões anteriores.

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