Header Ads

Alongamento é a solução para um corpo mais leve e sem dor


Má postura, carregar peso, trabalhar por horas seguidas em pé ou sentado e até mesmo o estresse e a tensão. Todos esses fatores podem estar relacionados àquelas dores constantes na região lombar e cervical que costumam aparecer no final do dia.


Modificar a rotina, no entanto, nem sempre é possível, mas há como adotar medidas que ajudam a amenizar os efeitos dos movimentos e esforços realizados pelo corpo, ou a total falta deles. Isso porque as dores podem aparecer tanto pela tensão de quem fica muito tempo em pé, realizando movimentos repetitivos com os braços, como quem passa longos períodos apenas sentado, em frente a um computador.

"Neste caso, essas dores costumam aparecer principalmente por causa da compressão da coluna cervical exercida durante todo o dia. Mesmo assim é possível aliviar essa dor com alguns exercícios de alongamento que podem ser feitos logo pela manhã, antes do trabalho, como no período da noite, antes de dormir", explica a fisioterapeuta Camila Sardinha Pedroso, 30 anos.

Segundo ela, esse alongamento pode ser feito diariamente, em pé, em uma cadeira ou até sobre a cama, e por isso é indicado logo após o despertar pela manhã.

RPG trabalha a musculatura

Além dos alongamentos, outras atividades também podem ser aliadas não só no alívio, mas também na prevenção de possíveis dores acentuadas nas costas.
É o caso do RPG (Reeducação Postural Global), técnica que trabalha toda a musculatura do corpo por meio de posições que são adequadas aos limites e necessidades de cada paciente. O trabalho de alívio das dores na região da coluna pode se obtido, por exemplo, com as posições que resultam no alongamento dos músculos interiores e anteriores das pernas e com o fortalecimento da região abdominal. "O importante é se manter em posições com as costas bem eretas e abdome contraído para que haja o descompactamento da coluna cervical", explica a fisioterapeuta Melissa Biscaro.

Pilates também alivia as dores
O Pilates é outra técnica indicada pelos fisioterapeutas no alívio das dores que insistem em surgir ao final do dia. Isso porque a prática também segue o mesmo princípio do RPG e, consequentemente, oferece os mesmos resultados e com a mesma eficiência.

"Assim como o RPG, o Pilates também visa o fortalecimento do abdome e o alongamento da região posterior dos membros inferiores e lombar, e é justamente esse conceito que vai levar à prevenção dessas dores", diz a fisioterapeuta Camila Sardinha Pedroso.

Segundo ela, o Pilates segue uma técnica mais dinâmica e que pode ser usada com bolas, com aparelhos ou no chão, sobre um colchonete, e pode ser praticado pelo menos duas vezes por semana.

Pausa para alongar

Em apenas 10 minutos de prática já é possível obter resultados com o alongamento, porém, o alívio das dores nas regiões dos braços, lombar e cervical pode ser ainda melhor se a série de alongamentos for realizada na parte da manhã e na parte da noite, e também durante o dia, no local de trabalho, de estudos ou durante a realização das tarefas domésticas.

"O ideal é que sejam cumpridos pequenos intervalos durante a atividade do dia para que sejam feitos alguns exercícios básicos. Esse intervalo pode ser entre uma hora ou uma hora e meia", recomenda a fisioterapeuta Melissa Biscaro Rosati, 31 anos.

Técnicas simples de alongamento, feitas em casa ou no trabalho, ajudam a aliviar a dor nas costas e articulações

1 Deitada sobre uma cama ou colchonete, abrace os dois joelhos, levando-os em direção ao corpo, alongando a região lombar

2 Ainda deitada, utilize uma toalha para elevar a perna estendida, puxando-a em direção ao corpo. Repita usando a outra perna

3 Sentada, estique as pernas e tente tocar as pontas dos pés, sentindo alongar toda a região posterior do tronco e pernas

4 Sentada em uma cadeira, segure a cabeça no lado oposto do braço, inclinando-a em direção aos ombros. Repita no outro lado

5 Estique os braços, colocando a palma da mão para a frente e pressionando-a em direção ao corpo. Repita invertendo o lado

6 Leve o braço ao lado oposto segurando com a outra mão na região do cotovelo e pressionando-o em direção ao corpo



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .