Header Ads

O que trabalhar no Esporte, segundo a BNCC

 



Na Unidade Temática de Esportes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estão incorporadas competências e habilidades que visam promover o desenvolvimento integral dos alunos por meio da prática esportiva. Essa unidade temática não se limita apenas à aquisição de técnicas esportivas, mas também abrange aspectos culturais, sociais, éticos e emocionais associados aos esportes. 

Vamos explorar algumas das competências e habilidades presentes nessa unidade:

Desenvolvimento Motor e Habilidades Técnicas: Competência: Desenvolver habilidades motoras, técnicas e táticas nas práticas esportivas. Habilidades: Os alunos devem ser capazes de realizar movimentos específicos relacionados às modalidades esportivas, aprimorando a coordenação, o equilíbrio e a precisão, por exemplo, em arremessos, corridas, saltos e passes. Isso impulsiona a capacidade de dominar as técnicas necessárias para se engajar em diferentes esportes.


Compreensão Cultural e Histórica: Competência: Compreender os esportes como fenômenos culturais e históricos. Habilidades: Os alunos são incentivados a explorar as origens históricas dos esportes, bem como as influências culturais que moldaram as diferentes modalidades. Eles podem investigar como os esportes refletem valores e tradições ao longo do tempo, promovendo a compreensão da diversidade cultural.


Valores e Ética nos Esportes: Competência: Reconhecer e aplicar valores éticos e princípios do fair play nos esportes. Habilidades: Os alunos são desafiados a compreender e praticar valores como respeito, cooperação, trabalho em equipe e competição saudável. Isso promove a formação de cidadãos responsáveis e éticos, capazes de atuar de maneira justa tanto no ambiente esportivo quanto na sociedade.


Promoção da Saúde e Bem-Estar: Competência: Valorizar a prática esportiva como meio de promoção da saúde e qualidade de vida. Habilidades: Os alunos devem compreender os benefícios físicos, emocionais e sociais associados à prática esportiva regular. Eles aprendem sobre os efeitos positivos do exercício na saúde física e mental, estimulando hábitos saudáveis ao longo da vida.


Inclusão e Diversidade: Competência: Reconhecer a importância da inclusão e respeitar a diversidade nas práticas esportivas. Habilidades: Os alunos devem compreender que todos têm direito de participar das atividades esportivas, independentemente de suas habilidades ou características individuais. Eles são incentivados a criar ambientes inclusivos e a respeitar as diferenças.


Consciência Crítica no Esporte: Competência: Analisar criticamente aspectos comerciais, midiáticos e de poder nos esportes. Habilidades: Os alunos são desafiados a refletir sobre os impactos da mídia, o papel das marcas e as desigualdades presentes no mundo esportivo. Eles desenvolvem uma perspectiva crítica para compreender os esportes em um contexto mais amplo.

Essas competências e habilidades não apenas enriquecem o conhecimento dos alunos sobre os esportes, mas também promovem o desenvolvimento de cidadãos conscientes, éticos e participativos. Através da Unidade Temática de Esportes na BNCC, os alunos são incentivados a vivenciar a prática esportiva de forma significativa, contextualizada e enriquecedora.

 



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário