Header Ads

Uso da Pliometria no Handebol





Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Uso da Pliometria no Handebol. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!




O sucesso na maioria dos esportes depende de habilidade técnica, velocidade, força e potência musculares, além de uma série de atividades coordenadas que, juntas, constituem oesporte.

Enquanto o condicionamento e o treinamento com peso podem produzir ganho de força e resistência, a velocidade dos movimentos coordenados necessitam de técnicas de treinamento especializadas. Uma forma de treinamento que tenta combinar velocidade de movimentos e coordenação neuromuscular com força é denominado pliometria.

Os exercícios pliométricos são aqueles que unem força e velocidade, terminando com uma contração muscular explosiva. São utilizados para o treino neuromuscular reativo e facilitação do alongamento e encurtamento muscular frequentes nos esportes de arremesso. Sua função é melhorar a velocidade, potência e habilidades dos movimentos do atleta.

Os exercícios pliométricos, se mal orientados, podem causar lesões por sobrecarga, como tendinites e fadigas musculares.

Pliometria na reabilitação de lesão

A aplicação dos exercícios pliométricos trazem uma melhor coordenação motora, qualidade de movimentos, maior recrutamento de unidades motoras devido à intensidade do exercício,adaptação neuromuscular proporcionando segurança ao realizar o arremesso, no caso de lesão no ombro. A finalidade do treinamento pliométrico consiste em realçar a excitabilidade dos receptores neurológicos para uma reatividade aprimorada do sistema neuromuscular. Entretanto, deve-se estar atento sobre a aplicação dos exercícios pliométricos, pois estes feitos sem supervisão do fisioterapeuta podem levar ao agravamento do caso.

Você não pode perder:

Kettlebell, Macebell e Clubbell - Treinamento Funcional em Alto Nível
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Educação Física em casa

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.