Header Ads

Uso da Pliometria no Handebol




O sucesso na maioria dos esportes depende de habilidade técnica, velocidade, força e potência musculares, além de uma série de atividades coordenadas que, juntas, constituem oesporte.

Enquanto o condicionamento e o treinamento com peso podem produzir ganho de força e resistência, a velocidade dos movimentos coordenados necessitam de técnicas de treinamento especializadas. Uma forma de treinamento que tenta combinar velocidade de movimentos e coordenação neuromuscular com força é denominado pliometria.

Os exercícios pliométricos são aqueles que unem força e velocidade, terminando com uma contração muscular explosiva. São utilizados para o treino neuromuscular reativo e facilitação do alongamento e encurtamento muscular frequentes nos esportes de arremesso. Sua função é melhorar a velocidade, potência e habilidades dos movimentos do atleta.

Os exercícios pliométricos, se mal orientados, podem causar lesões por sobrecarga, como tendinites e fadigas musculares.

Pliometria na reabilitação de lesão

A aplicação dos exercícios pliométricos trazem uma melhor coordenação motora, qualidade de movimentos, maior recrutamento de unidades motoras devido à intensidade do exercício,adaptação neuromuscular proporcionando segurança ao realizar o arremesso, no caso de lesão no ombro. A finalidade do treinamento pliométrico consiste em realçar a excitabilidade dos receptores neurológicos para uma reatividade aprimorada do sistema neuromuscular. Entretanto, deve-se estar atento sobre a aplicação dos exercícios pliométricos, pois estes feitos sem supervisão do fisioterapeuta podem levar ao agravamento do caso.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário